25/04/2024

Mais uma cidade se prepara para receber a rede 5G

Segundo a Anatel, a quinta geração de internet móvel deve ficar disponível nas capitais brasileiras até julho deste ano.

Nessa semana mais uma cidade inicia as preparações para receber a tecnologia 5G, que está prevista para ser estreada em julho deste ano. Na quarta-feira (13), o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Carlos Augusto Borges, conhecido como Carlão (PSB), promulgou lei complementar que regulamenta a quinta geração de internet móvel. O texto foi publicado em edição extra do Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande).

A cidade se juntará aos municípios do Brasil que já fizeram atualização para alinhamento das normativas federais, como Porto Alegre (RS), São Paulo (SP), Londrina (PR) e também o Distrito Federal. Com isso, modernizando e atualizando sua legislação municipal, Campo Grande ficará preparada para receber a nova rede.

De acordo com as determinações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas vencedoras do leilão do 5G deverão ativar o sinal da rede em todas as capitais brasileiras até julho. Em Campo Grande, as operadoras Claro, TIM e Vivo arrematam faixas que abrangem a Capital.

Com a chegada do 5G, diversos serviços de telecomunicação, por exemplo, serão ampliados, melhorando o acesso à internet dos equipamentos públicos, assim como a implementação do videomonitoramento, a viabilização da semaforização e a entrega de demais serviços digitais para a população.

Além disso, a nova tecnologia trata importantes avanços em áreas como segurança pública, telemedicina, educação à distância, cidades inteligentes e automação, assim como contribuir para a inclusão social dos cidadãos que vivem em localidades periféricas e que não têm acesso a sinal de celular de qualidade.

De acordo com a Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação (Agetec), o 5G trará um ambiente favorável à expansão da conectividade em todas as áreas do município, tanto urbanas quanto rurais, assim como nós distrito de Anhanduizinho e Rochedo, depois que a Anatel incluiu os referidos distrito nos projeto de implantação da nova tecnologia e ampliação da rede existente.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários