21/04/2024

Russos perderão acesso ao Spotify

Companhia fechou seu escritório na Rússia no começo de março.

Spotify anunciou nesta sexta-feira (25) que os russos não terão mais acesso ao aplicativo de músicas. O motivo é a nova lei sobre fake news do país, que proíbe conteúdos que critiquem os militares. No começo de março, a companhia de streaming fechou seu escritório na Rússia.

spotify match
Foto: Reprodução Internet

O Spotify enviou um comunicado à imprensa nesta sexta-feira (25) sobre o assunto.

“O Spotify continua acreditando que é extremamente importante tentar manter nosso serviço operacional na Rússia para fornecer notícias e informações confiáveis ​​e independentes da região”, diz o comunicado da plataforma.

O aplicativo de música deve funcionar no país russo apenas até o fim de março.

“Infelizmente, uma lei recentemente promulgada restringindo o acesso à informação, eliminando a liberdade de expressão e criminalizando certos tipos de notícias coloca em risco a segurança dos funcionários do Spotify e até mesmo nossos ouvintes”.

PROIBIÇÕES

Nesta quinta-feira (24), o Google Notícias foi bloqueado na Rússia. O serviço governamental russo afirmou que o serviço de notícias online forneceu acesso a inúmeras publicações contendo “informações inautênticas e publicamente importantes sobre o curso da operação militar especial no território da Ucrânia”.

Desde a ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, que o governo russo tem tentado controlar as informações divulgadas na internet. No início do mês, Vladimir Putin assinou uma lei que pune com até 15 anos de prisão quem espalhar “notícias falsas” sobre os militares russos, além de ter cortado o acesso ao Instagram e iniciado uma investigação criminal contra a Meta.

De acordo com comunicado do Google, “Algumas pessoas estão tendo dificuldades para acessar o aplicativo e o site do Google News na Rússia e que isso não se deve a nenhum problema técnico de nossa parte”.

Não é nenhuma novidade que a liberdade de expressão na Rússia é extremamente limitada, e passou a se acentuar ainda mais desde a invasão da Ucrânia. O Facebook e o Twitter também foram banidos do país pelo Roskomnadzor, sob o argumento de que as plataformas estavam discriminando o país ao impor restrições ao conteúdo das mídias estatais, com Rússia Today e Sputnik.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários