26/04/2024

Brasília ganha prêmio ‘Cidades Amigas da Internet 2021’

Prêmio destaca os municípios que agilizaram a implementação de infraestrutura de telecomunicações e a expansão da conectividade.

brasília
Foto: Reprodução Internet

Aconteceu nesta terça-feira (14), o Prêmio Cidades Amigas da Internet, promovido pela Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel).

As cidades vencedoras foram Brasília e Uberlândia. A capital da República foi a que mais subiu posições no ranking de conectividade de 2020 para 2021, saindo de 100° lugar para 12°, depois de um processo de modernização de sua legislação, enquanto a cidade do interior de Minas Gerais ficou em primeiro lugar na lista, considerada a cidade que mais pontou nos quesitos legislação e prazo para licenciamento de antenas.

São José dos Campos (SP) ficou em segundo lugar no ranking e Porto Alegre (RS) em terceiro. Em quarto lugar aparece Curitiba (PR) e em quinto Cascavel (PR). 

VEJA TAMBÉM:

–> Anatel adia leilão do 5G pela segunda vez

–> SindiTelebrasil divulga cidades que mais estimulam a conectividade

–> Uberlândia (MG) é eleita Cidade Amiga da Internet

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca os municípios brasileiros que oferecem ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações, como antenas e fibra óptica.

A premiação leva em consideração critérios, como legislação e prazo para licenciamento de antenas. “Ter uma legislação moderna, que incentive a instalação de infraestrutura de telecomunicações, prazos curtos e processos descomplicados para a obtenção de licenças para as antenas de celular e baixo custo de implantação são os principais quesitos que fazem uma cidade ser “amiga da internet”, avalia o presidente-executivo da Conexis, Marcos Ferrari.

Esta é a sexta edição do Prêmio Cidades Amigas da Internet, que, vem mostrando os avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento. Por outro lado, o ranking mostra que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e pouca infraestrutura de telecomunicações.

O Ranking de Cidades Amigas da Internet 2021 será detalhado no webinar “Antene-se: Infraestrutura e conectividade para o 5G”, que acontece nesta terça-feira (14), às 16h. Os debates do Painel Telebrasil 2021 podem ser acompanhados no site do prêmio. A programação completa dos três dias do evento (14, 21 e 28) também está disponível no site. A inscrição é gratuita.

Com informações de Tele Síntese e Metrópoles

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários