19/04/2024

Uberlândia (MG) é eleita Cidade Amiga da Internet

Brasília ficou na última posição do ranking; já no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes, Juiz de Fora (MG) saiu campeã.


As cidades mineiras se destacaram nos rankings realizados pelo Teleco. Uberlândia (MG) conquistou novamente o primeiro lugar no Ranking Cidades Amigas da Internet e Juiz de Fora  (MG) venceu no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes.


O levantamento das Cidades Amigas da Internet tem por objetivo identificar os municípios que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações no Brasil.


Para a construção do ranking é avaliada a elaboração de políticas e ações públicas que incentivem e facilitem a instalação de infraestrutura necessária à expansão de serviços de telecom, bem como as cidades que não adotaram as políticas necessárias.

Participam do levantamento os 100 maiores municípios brasileiros. Por meio deste estudo, os municípios conseguem identificar os pontos que precisam aprimorar. 

Para a composição do ranking são avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações de Rádio Base (ERBs) e Redes (subterrâneas ou aéreas).

Uberlândia foi eleita a Cidade Amiga da Internet pelo terceiro ano consecutivo. O segundo lugar ficou com Várzea Grande (SP). Já a terceira posição é de Rio Branco (AC) que subiu três posições em relação ao ano passado.



Outro destaque foi Palmas (TO) que subiu 14 posições no ranking em apenas um ano, ficando em nono lugar. 

São Paulo e Brasília ficaram com a penúltima e com a última colocação, respectivamente.



O ranking foi realizado pelo Teleco e divulgado na sessão temática “Desafios da Ampliação da Infraestrutura e Serviços de Banda Larga”, realizada na última terça-feira (22), no evento Painel Telebrasil 2018.


LEIA TAMBÉM:


Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes


Neste ano, o Teleco realizou, pela primeira vez, o levantamento de Serviços das Cidades Inteligentes. O ranking tem como objetivo identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Nesse ranking, a cidade mineira de Juiz de Fora ficou com o lugar mais alto do pódio. Rio de Janeiro e Uberlândia ocuparam a segunda e terceira colocação, respectivamente.



Este trabalho permite que os municípios verifiquem a sua posição em relação aos demais e identifiquem os pontos que requerem aprimoramentos, de modo a tornar suas cidades mais inteligentes.

Para a composição do ranking são avaliados os serviços inteligentes (utilizados diretamente pelo cidadão ou para gestão municipal) oferecidos pela cidade, como também o acesso aos serviços.

Os municípios que tiveram o pior desempenho no Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes foram Caucaia (CE) e Campina Grande (PB).


1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários