27/04/2024

SC CapRock passa a usar Starlink para expandir redes privativas no Brasil

Com a integração das ferramentas das companhias, o esperado é que torne o processo de expansão do sinal de cobertura em algo mais simples.

A SC CapRock, operação brasileira do grupo Speedcast, que oferece serviços de comunicações críticas, firmou acordo global para a venda dos serviços corporativos da Starlink. Com isso, com o acordo já realizado com a Nokia, vai integrar tecnologias das duas companhias na oferta de serviços de redes privativas LTE em regiões remotas do Brasil.

Ou seja, o Nokia Digital Automation Cloud (DAC), uma solução avançada de redes privadas 4.9G/LTE e 5G, será integrado aos serviços Starlink. Dessa forma, poderá expandir a conectividade para as redes privadas em regiões remotas ou ainda não cobertas, por meio dos satélites de baixa órbita Starlink, fornecendo o link de conectividade à solução Nokia.

De acordo com a SC CapRock, a implementação será feita por meio de estações rádio base portáteis, que utilizarão a rede de satélite da Starlink como um link de backhaul para transportar os dados das estações de volta para um núcleo DAC sem fio privado já existente.

André Gustavo Sant’Anna, country manager da SC CapRock no Brasil, explica que “Esse acordo é focado nas aplicações de missão crítica em localidades remotas do Brasil ainda não atendidas. As aplicações de missão crítica demandam uma conectividade de baixa latência (até 100ms). A associação entre a rede LTE privada NDAC (Nokia Digital Automation Cloud) com a Starlink viabiliza esse requerimento e vai ampliar a cobertura para nossos clientes“.

De acordo com as empresas, com a incorporação da Starlink em conjunto com a tecnologia da Nokia, não será necessário instalar um novo núcleo sem fio privado, novas torres e um sistema de energia adicional, nessas regiões foco do acordo. Segundo Sant’Anna, a integração visa atender às demandas crescentes dos setores de agronegócio, energia e mineração por redes privativas.

As duas empresas – SC CapRock e Nokia – já executaram uma rede LTE privada para a Origem Energia conectar suas usinas de gás natural e poços associados de energia em municípios de Alagoas e da Bahia.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários