21/04/2024

Nova teoria relaciona 5G, vacina e ‘gotas flutuantes’; entenda

Mais uma vez, a tão aguardada conectividade de quinta geração foi vítima de uma falsa teoria da conspiração.

Imagem: Vídeo utilizado como 'fake news' do 5G
Imagem: Vídeo utilizado como ‘fake news’ do 5G – Captura de Tela

Desde o ano passado, o 5G é vítima de notícias falsas e muitas teorias da conspiração. A mais nova é ilustrada por um vídeo no qual uma pessoa começa a soltar gotas (identificadas erroneamente como a vacina contra a COVID-19) em uma frequência 5G.

As gotículas começam a flutuar e a produção ganha ainda uma trilha sonora misteriosa para compor a atmosfera conspiratória a respeito da conectividade.

O vídeo, obviamente, é falso. A produção foi realizada em 2020 e criada por David Villafranca, jovem espanhol que constrói projetos tecnológicos. Na época, o estudioso publicou o conteúdo no Instagram e explicou que testava levitação acústica para suspender gotas de leite e pedaços de isopor.

O 5G é associado com a pandemia desde o ano passado. No Reino Unido, antenas da conectividade de quinta geração foram até mesmo destruídas por pessoas que acreditaram na possibilidade de a tecnologia ser a grande causadora da pandemia.

VEJA TAMBÉM:

–> Claro reserva valor bilionário para desenvolver 5G

–> TIM derruba anúncios da Claro sobre ‘5G DSS’

–> 5G poderá substituir banda larga fixa residencial

Toda essa história, obviamente, já foi desmentida por cientistas e especialistas no assunto, que explicam com base na lógica dos dois temas envolvidos no debate. No vídeo que utilizaram para, mais uma vez, espalhar informações difamatórias contra o 5G, o responsável pela gravação apresenta uma técnica em que ondas sonoras ultra-sônicas, inaudíveis para os humanos, conseguem levitar pequenos objetos.

A conectividade de quinta geração não é vista apenas como a evolução do 4G, sim como uma nova revolução industrial. É uma definição que surge com base nas diversas possibilidades tecnológicas que o 5G vai propiciar para a vida humana.

As altas velocidades da conexão, por exemplo, vão trazer mais recursos para a medicina remota, impulsionar os projetos de ‘cidades inteligentes’, entre outras supostas ‘revoluções’. É por isso que a tecnologia é vista como uma possível ‘mina de ouro’ para a economia brasileira.

Mas, o Brasil segue sem uma previsão concreta para realizar o leilão de frequências para a nova conectividade. A certeza até então é que a negociação será concretizada ainda em 2021.

Com informações de Agência Lupa

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários