Confira o posicionamento do Facebook sobre a falha do WhatsApp nesta sexta

Usuários não conseguiam enviar mensagens no app; problema também afetou WhatsApp Web e Business.

Logotipos WhatsApp e Instagram.
Imagem: Divulgação Pixabay

A tarde desta sexta-feira, 19 de março, foi de instabilidade no WhatsApp. O aplicativo de mensagens, visto como o mais popular do mundo atualmente, enfrenta uma pane total até o fechamento desta publicação e usuários seguem sem conseguir enviar mensagens.

De acordo com alguns relatos, quem estava no WhatsApp Web recebeu um aviso de “queda de conexão” por parte do aplicativo. Já quem estava no próprio smartphone simplesmente não conseguia mais enviar mensagens.

Para apurar melhor a questão, fomos até o Downdetector, site que mapeia instabilidades em serviços do mundo todo. A plataforma também acusa uma queda na versão “Business” do mensageiro.

Na página sobre o WhatsApp, as notificações saltaram de sete para 21.880 entre 14h06 e 14h21. O gráfico de problemas mais destacados mostra 36% para acesso, 35% envio de mensagens e 27% falha geral.

VIU ISSO?

–> Bolsonaro cogita dificultar atuação do Facebook no Brasil
 
–> Bug do Facebook expõe como a rede obtém informações pessoais nossas

–> Imagens pornográficas invadem páginas no Facebook

A mesma falha também foi identificada no Instagram, no qual ninguém consegue carregar o feed de atualizações da rede social e nem mesmo publicações nos stories. O Downdetector mostra um salto de 15 notificações para 12.681 entre 14h11 e 14h26.

Com a queda dos dois serviços, diversos usuários se encaminharam para o Telegram e Twitter, dois serviços alternativos para redes sociais e mensagens privadas.

Em busca de uma apuração mais profunda, o Minha Operadora entrou em contato com a assessoria de imprensa do Facebook. Se a empresa emitir uma explicação sobre a queda geral, a publicação passará por atualizações.

No Twitter, há inclusive manifestações em inglês, o que pode indicar que a falha nos serviços afeta o mundo inteiro.

[ATUALIZAÇÃO – 19/03/2021 16h17]:

Em contato com o Minha Operadora, o porta-voz do Facebook comunicou que o problema foi causado por uma falha técnica. Veja o posicionamento na íntegra:

“Mais cedo, um problema técnico fez com que as pessoas tivessem problemas para acessar os serviços do Facebook. Resolvemos essa falha em todos e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, destacou.

O retorno gradativo das redes (Instagram e WhatsApp) ocorreu por volta das 15h09.

Aproveite para conferir algumas manifestações de usuários das redes:

Com informações de Downdetector

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários