19/04/2024

Canais do YouTube de fora dos EUA serão tributados em até 30%

Lucros gerados com visualizações de usuários norte-americanos começam a ser retidos em junho.

Pessoa utilizando o aplicativo do Youtube no celular.
Imagem ilustrativa.

A partir de junho deste ano, o Google vai tributar os ganhos de YouTubers de fora dos Estados Unidos. A medida, que deve afetar criadores de conteúdo do Brasil, foi uma determinação do Internal Revenue Service (IRS), que á a autoridade fiscal americana.

De acordo com o próprio Google, a empresa vai reter tributos norte-americanos dos lucros gerados com as visualizações de usuários dos Estados Unidos. Isso inclui os lucros de vários recursos da plataforma, como anúncios, YouTube Premium, Super Chat, Super Stickers e Clubes dos canais. Ontem mesmo, os criadores de conteúdo da plataforma já começaram a receber um e-mail informando a novidade.

VIU ISSO?

–> YouTube anuncia severa mudança para canais infantis

–> YouTube pode receber recurso semelhante ao do Amazon Prime Video

–> YouTube é responsável por quase 40% do tráfego móvel

O texto ainda comunica que nos próximos dias, os donos de canais do YouTube deverão enviar suas informações fiscais pelo AdSense até o dia 31 de maio de 2021, para que, então, seja realizado o desconto de até 30% dos tributos, levando em conta apenas os ganhos com usuários dos Estados Unidos. Quem deixar de cumprir a determinação no prazo, terá uma dedução de 24% de seus ganhos no mundo todo, considerada a taxa de retenção máxima.

A explicação do Google para isso está no Capítulo 3 do Código de Receita Interna dos EUA, onde está escrito que a empresa coletar informações fiscais, reter tributos e informar ao IRS, quando um criador que faz parte do Programa de Parcerias do YouTube (YPP) recebe receitas geradas com espectadores estadunidenses.

Veja como enviar as informações fiscais para o Google

Para enviar as informações solicitadas pelo Google, os criadores de conteúdo do YYP precisam fazer o login na conta do AdSense, clicar em Pagamentos e depois em Gerar configurações. Em seguida, é preciso rolar até Perfil de Pagamentos e clicar em Editar, representado pelo ícone de lápis. Nessa página, o usuário vai encontrar um guia para ajudá-lo a escolher o formulário apropriado para sua situação fiscal.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários