30/04/2024

STF derruba mais uma lei municipal de antenas

Entidade setorial tem questionado no Supremo legislações que restringem a instalação de infraestrutura de redes.

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou como inconstitucional a lei nº 6.060/2017, do município de Americana/SP, que proibia a instalação de torres de telefonia móvel a menos de 50 metros de residências.

A legislação permitia a implantação da infraestrutura somente se houver consentimento dos proprietários de imóveis situados na área.

Em seu voto, a ministra relatora Cármen Lúcia lembrou que é de competência da União explorar os serviços de telecomunicações, e que estados ou municípios não têm autonomia para impor condições na seleção de tecnologia, qualidade dos serviços ou instalação das redes.

Além disso, a relatora ressaltou que lei municipal vai de encontro com outras leis federais que tratam da interconexão das redes e dos limites de exposição à radiação da população.

VIU ISSO?

–> Governo Federal publica decreto que regulamenta Lei das Antenas

–> Entidades pedem aprovação de ‘Lei das Antenas’ em Belo Horizonte

–> Nova Lei das Antenas é sancionada no Distrito Federal

A ação foi movida pela Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp).

A entidade também questiona no Supremo a legislação de outra cidade paulista, de Valinhos, que impede a instalação de antenas a menos de 100 metros de residências, praças, parques, imóveis integrantes do patrimônio histórico cultural, entre outros.

Recentemente, o STF também derrubou a lei nº 13.756/04, da cidade de São Paulo.

A Telcomp defendia que a legislação estipulava multas muito altas e que as regras estavam desatualizadas diante da inovação tecnológica do setor.

Com informações de STF.

3 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários