28/04/2024

Cebri e Microsoft se unem pela cibersegurança brasileira

Pareceria entre a Microsoft e o CEBRI promete gerar uma segurança melhor dentro do universo cibernético no Brasil.

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri) e a Microsoft uniram esforços em uma parceria inovadora, visando fortalecer a segurança cibernética no país. A colaboração tem como objetivo principal fornecer sugestões e recomendações aos órgãos públicos, a fim de melhorar a proteção contra ameaças virtuais.

CEBRI

No âmbito desta parceria estratégica, foi estabelecido um plano de trabalho que contempla a realização de quatro encontros. O primeiro desses encontros já ocorreu, reunindo representantes do governo, empresas privadas e sociedade civil. Importantes entidades envolvidas nesta iniciativa, como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), também estiveram presentes para compartilhar suas perspectivas e conhecimentos.

Durante o processo de colaboração, especialistas e profissionais da área de segurança cibernética discutem e analisam as principais lacunas e desafios enfrentados pelo Brasil nesse campo.

Eles trabalham em conjunto para identificar estratégias eficazes de fortalecimento das defesas digitais do país. Essas discussões são fundamentadas em análises de cenários atuais e futuros, além de avaliações de riscos e vulnerabilidades.

A expectativa é que, até setembro, um documento consolidado seja elaborado, contendo recomendações e diretrizes específicas para aprimorar a segurança cibernética no Brasil. Esse documento será entregue aos órgãos competentes, possibilitando a implementação de medidas concretas para proteger a infraestrutura digital do país contra ataques cibernéticos.

A relevância dessa iniciativa é ressaltada pelos constantes incidentes de segurança cibernética que têm afetado instituições e órgãos governamentais em todo o mundo.

No Brasil, o Supremo Tribunal Federal (STF) enfrentou aproximadamente 2,5 milhões de tentativas de ataques hackers ao longo de um período de sete meses no ano passado, destacando a importância de fortalecer as defesas digitais e a capacidade de resposta a essas ameaças.

Com essa parceria entre o Cebri e a Microsoft, espera-se que o Brasil possa desenvolver uma abordagem abrangente e eficiente para a segurança cibernética, incorporando tecnologias avançadas, melhores práticas e colaboração entre diferentes setores da sociedade.

Isso contribuirá para um ambiente digital mais seguro, protegendo tanto as instituições governamentais quanto as empresas e os cidadãos brasileiros contra ameaças cibernéticas em constante evolução.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários