23/04/2024

Lava Jato: Inquérito sobre a Oi segue paralisado na Justiça

Contratos celebrados entre a operadora e empresas ligadas ao filho do ex-presidente Lula são investigados.

Crédito da imagem: Paulo Giandalia/Estadão Conteúdo

Desde março passado, o inquérito que investiga contratos celebrados entre o Grupo Oi (OIBR3/OIBR4) e as empresas ligadas ao Fábio Luiz Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, segue parado na Justiça.

O motivo dessa paralisação se deve a uma indefinição de qual será o juiz responsável pelo caso.

Conforme noticiado pelo Minha Operadora, o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) decidiu transferir a investigação de Curitiba para a Justiça Federal de São Paulo.

A movimentação foi um atendimento da defesa de Fábio, alegando que o caso não tinha ligações com os esquemas da Petrobras, na Lava Jato.

No processo, a Justiça investiga possíveis esquemas de corrupção em contratos celebrados entre a Oi e a Gamecorp, no período de 2004 a 2016, que juntos somam R$ 132 milhões.

VIU ISSO?

–> Filho de Lula vende ações da Gamecorp

–> Lava Jato começa a investigar repasses do grupo Oi

–> Ex-executivo da Oi fará delação premiada

Na última semana, a juíza substituta da 10ª Vara Federal de São Paulo, Fabiana Alves Rodrigues, entendeu que o inquérito deveria tramitar em alguma das varas que investigam crimes de lavagem de dinheiro da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

A juíza ressaltou que os contratos investigados foram celebrados no Rio de Janeiro.

A decisão pode dar início a um embate judicial, já que a defesa do filho do ex-presidente pediu que a juíza reconsiderasse, argumentando que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) já definiu que a Justiça de São Paulo tem competência para avaliar o caso.

Até a última sexta-feira, 11, havia uma indefinição se o inquérito seria mesmo encaminhado para o Rio de Janeiro ou se um novo juiz seria definido para o processo.

Com informações de Estado de Minas.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários