21/04/2024

Brasil estuda assinar acordo que pode limitar Huawei no país

Diplomatas brasileiros, americanos e japoneses discutem termos de uma declaração trilateral para garantir redes de telecomunicações confiáveis e seguras.

De acordo com interlocutores dentro do governo, o Brasil pode assinar nas próximas semanas uma declaração com os Estados Unidos e o Japão, que pode limitar a participação da Huawei nas redes 5G do país.

A ideia da declaração conjunta é criar uma espécie de aliança para garantir que os três países tenham redes de telecomunicações confiáveis e seguras.

Tal acordo é visto como uma contraposição à China, acusada pelos Estados Unidos de realizar espionagem industrial por meio da Huawei. O governo de Donald Trump alega que tal prática ameaça à segurança nacional dos EUA e a sua cooperação militar com países aliados.

Segundo fontes, os americanos pressionam que os termos da aliança façam referência sobre a importância da escolha de fornecedores confiáveis para a implantação de redes 5G.

Já os diplomatas brasileiros estão sendo mais cautelosos nas conversas, propondo termos mais genéricos e sem citar a tecnologia de quinta geração, para evitar uma provocação direta aos chineses.

VIU ISSO?

–> Rodrigo Maia minimiza ‘ajuda’ dos EUA para o 5G no Brasil

–> Tecnologia da Huawei é superior e 30% mais barata para o 5G

–> Bolsonaro pode estar considerando bloquear a Huawei no Brasil

É válido lembrar que a China é atualmente o maior comprador de commodities do Brasil, sendo o principal parceiro comercial do país.

Somente neste ano, o Brasil já exportou para a China mais de US$ 53,3 bilhões (R$ 306,09 bilhões), entre os meses de janeiro e setembro.

O leilão de frequências do 5G no Brasil está previsto para ocorrer no primeiro semestre de 2021.

Com informações de Folha de São Paulo.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários