Venda da Oi Móvel já pode ter sido concretizada

Informações garantem que as operadoras Vivo e TIM aguardam o melhor momento para anunciar o fim das negociações com a tele carioca.

Ilustração TIM, Oi e Vivo
Imagem: Ilustração TIM, Oi e Vivo

Por trás de todo o momento pandêmico do coronavírus, as negociações no mundo das telecomunicações parecem seguir a todo vapor. Uma delas é a aguardada aquisição da Oi (OIBR3 / OIBR4) pela TIM (TIMP3) e Vivo (VIVT3), especulada desde janeiro.

De acordo com fontes que estão atualizadas sobre todo o processo, as duas compradoras aguardam apenas o momento certo para anunciar a concretização do negócio.


Afinal, será um momento de grande impacto no mercado, já que toda a operação de telefonia móvel estará concentrada nas mãos de três gigantes do mercado: Claro, TIM e Vivo.

A especulação segue desde o início do ano, mas a confirmação das duas possíveis compradoras veio em março. Tanto a Telefônica, dona da Vivo, quanto a TIM confirmaram as tratativas

É esperado que a primeira fique com 30% da operação móvel da Oi e a segunda receba a maior parte, os 70% restantes.

Para a Oi, é um momento de grande concretização também já que a operadora estará com mais recursos para sua recuperação financeira e pronta para uma atuação mais focada na fibra óptica, novo carro-chefe da marca.

VIU ISSO?

–> Acionistas aprovam resultados da Oi

–> Para focar na fibra, Oi deixa de vender internet por cobre

–> TIM deve ficar com 70% da Oi Móvel

O catálogo ficará apenas com a oferta de conexão banda larga, soluções corporativas, TV por assinatura e telefonia fixa.

A espera do momento certo para o anúncio pode estar com relacionada com toda a expectativa do mercado financeiro sobre a compra. Segundo analistas da Toro Investimentos, as ações da Oi podem ter uma valorização de 200% no longo prazo.

Outra empresa de investimentos que fez boas avaliações para a tele carioca é a Ágora, que prevê um potencial de 170%.

[ATUALIZAÇÃO – 04/05/2020 20h58]

Em contato com o Minha Operadora, a Oi enviou a seguinte nota:

A Oi informa que tem se manifestado via Fato Relevante sobre eventual interesse do mercado em sua operação móvel, não havendo nenhuma informação nova sobre o assunto além do que já foi divulgado anteriormente pela companhia.

Com informações de Money Invest

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
30 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
FrankHB

Quando for oficial será uma ótima noticia, apesar da grande maioria das pessoas preferir que fosse vendida pra uma empresa entrante e de preferencia de outro pais, ao que tudo indica não vai acontecer, é apenas um desejo .. A Claro não poderia participar (não sem uma serie de concessões de agencias reguladoras desse tipo de negocio) sobrou as outras duas. Do lado da OI, será a salvação definitiva para empresa, que finalmente terá folego para investir bem em outra área, a tão elogiada Oi Fibra.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Renata Viana Silva

A TIM já usa o 4G da Rede da Oi em vários estados;
Provavelmente a Vivo vai ficar com a parte da Oi no Nordeste (onde a Oi é 2a em varios estados e lidera em alguns DDD´s) e a TIM com Centro Oeste, Norte, Sul e Sudeste.

Cidade - UF
Anapolis
DilRibeiro (em 🏡)

O país precisa urgentemente de novas operadoras sérias para evitarmos essa concentração. Quanto menos operadoras quem sai perdendo é sempre o consumidor.

Enfim, aguardemos os próximos capítulos.

Cidade - UF
SP-SP
Helliton Soares Mesquita

Se isso aconteceu, espero que no leilão de 5G fique a banda divida em 5 partes e as 2 partes sejam só pra operadoras pequenas.

Cidade - UF
Rondonópolis - MT
Vinícius Guerra

Embora fosse melhor a venda da Oi para um grande grupo internacional, como a Vodafone por exemplo, ainda vejo com bons olhos essa venda para a TIM e Vivo, que certamente ficarão ainda mais fortes, pois vão absorver a carteira de clientes da Oi. Resta saber, como ficará na prática, se a Oi mudará de nome, ou se receberá por parte dos novos acionistas um tratamento melhor do que nós clientes da Vivo e TIM. Acredito que será bom para o mercado, principalmente para o cliente da Oi, a rede, irá funcionar na maioria dos locais. Uma pena chegar a… Leia mais »

Luan souza

ESPERO QUE VIVO E TIM MANTENHA A PROMOÇAO DA OI PARA OS CLIENTES DA OI POIS AS PROMOÇOES DA OI E uma das mais baratas do mercado

Cidade - UF
Bragança pará
Reinaldo Kerpen

Não acho bom negócio.
Invés de aumentar vai diminuir a competição das operadoras.

Cidade - UF
Estrela RS
radiogirassol

Acredito que a Tim irá manter as promoções da OI para seus clientes, a validade são quase iguais,talvez criará uma segunda marca, será de grande valia.
Agora quanto a Vivo não se pode dizer o mesmo já que não abre mão dos 7 e do 15 dias de validade de suas promoções.

Cidade - UF
Belo Horizonte/MG
Jean Michel Skaleé

Engraçado essa parceria entre tim e vivo. Primeiro foi o compartilhamento, agora essa suposição de compra da oi entre ambas. Parece que nao existe concorrência entre ambas. O beneficio disso tudo é que tendo o chip de uma operadora, podera funcionar em qualquer canto do Brasil, so resta saber se os precos nao sofrerão alterações

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR
Mvinicius

Mas e isso que ambas querem, ja estao dividindo a rede, agora se concretizando essa compra, so teremos a Claro sozinha contra esse cartel.

Cidade - UF
Salvador BA
Rogerio Pires

Se esta notícia se confirmar, poderá não ter sido a solução mais deseja, mas sim, a mais viável na atual situação do mercado. Bom para a Oi que poderá focar de fato no produto da banda larga fibra óptica e bom para TIM e Vivo que irão adquirir, além de clientes (marketing share), as frequências da Oi. Agora é aguardar para ver se é isto mesmo e como será a configuração do negócio.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Mvinicius

Eu como varios outros clientes da Oi, se concretizando essa venda, iremos para a Claro. A TIM è uma merda de operadora e a Vivo mercenária, a TIM está com a rede sobrecarregada e a Vivo careira

Cidade - UF
Salvador BA
Marcelo Alves

Os preços vão subir , pouca concorrência

Cidade - UF
São Paulo
Mayk souza

Bom, espero que logo seja confirmada essa compra, a Oi apesar de muito investimento já estava ficando sem capital para isso, trabalhei na modernização e implantação do 4.5G e para essa compra a Oi parou as atividades de modernização e a Tim para a compra
parou de investir na modernização que estava ocorrendo em SP, ocorrendo assim muitas demissões na área de implantação, espero que logo voltem a investir pois acabei perdendo o emprego também.

Cidade - UF
Manaus-AM
João Vitor Bitencourt

A telefônica e a TIM são parceiras na Europa, eles querem o posto de 2a maior operadora do mundo titulo da atual Vodafone que só perde pra china mobile em número de clientes

Cidade - UF
Araruama- RJ
jem7

Será que já existe a informação de como a OI será dividida? Estou em SP e gostaria de saber se serei TIM ou VIVO…

Cidade - UF
São Paulo
Jefferson

VIVO vc já é. Certamente SP será TIM kkk

Cidade - UF
Recife - PE
jem7

Não entendi sua ironia…

Cidade - UF
são
Israel A. Felipe

Estamos diante de umas das maiores tragédias do setor de telefonia móvel dos últimos 20 anos, no Brasil. Isso é um cenário péssimo, em que todos sentirão no bolso a partir de 2022 com a concentração de mercado, poucas ofertas e promoções com pouco ou nenhum benefício e muitas parecidas e caras. Sabe, desisto deste país, que é para poucos e com muito dinheiro.

Cidade - UF
Mossoró-RN
Claudio Reis

Existem centenas ou milhates de ações contra a Oi transitafas em julgado mas não houveram pagamentos nem penhora em virtude da recuperação judicial. Pergunto quem e quanfo vão ser quitadas açoes julgadas ? Antes de mais nada como ficam estes assinantes

Cidade - UF
Arembepe /Camaçari / Bahia
Jefferson

Se esse 70×30 acontecer, eu acho que a Vivo fica com os DDDS 41-49 e 81-89, enquanto a TIM com o restante. Nesses DDDs a VIVO é fraca e incorporaria 10 milhões de clientes da Oi, ou seja 30%. Nesse cenário, a Vivo ainda seria a líder com uns 38%, a TIM em seguida com uns 34% e a Claro em terceiro com uns 27%. Lembrando que alguns clientes vão mudar pra Claro e outros vão simplesmente deixar o número ser cancelado por usar uma das duas operadoras. E se assim acontecer, não vejo nenhuma concentração de mercado. Cidade -… Leia mais »

Rogerio Pires

Creio que o desenho será algo a ser estudado usando como base a quantidade de clientes por DDD’s, como vc. bem descreveu; para evitar dificuldades com as agências reguladoras, sito CADE, ANATEL.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Rodrigo Almeida

Se concretizada, vai ser uma pena. no caso de clientes com combo. como eu. acostumado com uma única conta. Pena que a empresa esteja se despedaçando. Tinha tudo para ser a maior. Acredito que em um futuro não muito distante. Somente restará a Vivo e a claro no mercado. Uma vez que a TIM, não está lá essas coisas.

Cidade - UF
Rj
Leandro Cunha

Tinha empresas de fora como da China e Europa querendo comprar a Oi. As operadoras devem ter dado o pulo pra que não entrasse capital estrangeiro no setor de telefonia no Brasil vindo de outras empresas, que hoje tem TIM, Claro e Vivo pertencendo a um grupo estrangeiro. Tem localidades que ocorre parceria entre TIM e Oi, onde a Oi com site faz ran share com a TIM e vice e versa. Creio que seja plausível pra TIM caso o objetivo seja a absorção de 100% da empresa, a Claro vai cair pra terceira posição. A Vivo já comprou muitas… Leia mais »

pescoroca

A Oi vai vender a parte que mais da lucro e ficar com o resto podre ?
A fibra precisa de muito investimento ainda , a móvel já está estabelecida e a fixa ninguém mais quer !!!

Cidade - UF
rj rj
Verginio Mazzari Junior

Infelizmente é mais fácil a OI ser absorvida pelas demais operadoras do que um novo player surgir. As frequências baixas fazem falta, sem 850 e 700 MHz não existe futuro para a OI. Se ao menos eles tivessem fôlego para implementação dos 1800 MHz do GSM para o LTE a nível nacional a coisa não estaria tão precária.

Cidade - UF
Maringá - PR
rubson tomas

vou migrar pra claro niquem merece a tim

Cidade - UF
rj
Gilberto Armando Silva

Pra mim já foi concretizado… Fui pagar o boleto da minha oi e recebi o boleto da vivo.. Com todos os meus dados…

Cidade - UF
Santa Catarina
Eurípedes Da Silva

Acredito que sim que a Oi já foi vendida. Por exemplo a mvno InterCel está usando a rede Tim/Oi para comercializar seus planos.

Cidade - UF
Vitória - ES
Tiago Silva

A minha dúvida é a seguinte, nós clientes da Oi ficaremos em qual operadora?

Cidade - UF
Caruaru - PE