Definido o novo carro-chefe de atuação da Oi

Com novo foco, a tele pode gerar um valor de até R$ 20 bilhões para seus acionistas.

Ilustração fibra ótica
Imagem: Pixabay

Sempre envolta em muita especulação e ruídos, a Oi (OIBR3 / OIBR4) está focada na prestação de serviços de infraestrutura de telecomunicações. A informação vem de Rodrigo Abreu, que assume a presidência da operadora na próxima semana.

A partir de agora, a empresa estará menos concentrada nas coloridas lojas de planos móveis e smartphones em shopping centers e mais focada na administração de cabos enterrados no solo.


Ou seja, o objetivo é garantir uma presença e sustentar o título de maior empresa de infraestrutura de comunicação do país, seja como provedora de atacado ou prestadora de serviços para o consumidor final.

De fato, o plano estratégico da operadora esclareceu que a marca teria outro foco a partir de então para reverter os resultados negativos registrado em caixa.

Mas, as ações ainda não pareciam tão bem definidas, já que a venda da unidade móvel não foi confirmada pela operadora carioca. Agora, o cenário é mais traçado.

Abreu menciona exemplos recentes de venda da estrutura de fibra ótica e estima um potencial de R$ 20 bilhões para os negócios. É uma quantia que quadruplica o atual valor de mercado da Oi.

VIU ISSO?

–> TIM deve ficar com 70% da Oi Móvel

–> Prejuízo da Oi cresce 330% em relação a 2018

–> Conselho da Oi indica Rodrigo Abreu para o cargo de presidente

E para o atual momento da empresa, ter a prestação dos serviços de infraestrutura como o carro-chefe é o investimento mais sensato a ser feito.

No mercado de telefonia móvel, por exemplo, é necessário investir a cada quatro anos, já que o desenvolvimento das novas tecnologias é rápido.

Com infraestrutura, o investimento é para 20/30 anos. A previsão do executivo é que todos os gastos da Oi com fibra ótica vão retornar em um fluxo intenso no prazo de dez anos.

A possibilidade de venda da unidade móvel segue cogitada pelo futuro presidente da Oi, mas ele ressalta que a empresa não depende disso. Seria apenas uma fonte de recursos para assegurar o crescimento no mercado da internet rápida.

Pois a operação de 2021 só será garantida com um plano agressivo e uma boa arrecadação de recursos.

Com informações de Money Times

No UOL Play você encontra filmes, séries, desenhos, shows e esportes ao vivo. Além disso, alugue os títulos que acabaram de sair do cinema. Clique e experimente por 7 dias grátis!

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
0 0 voto
Nota para o redator
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários