Tecnologia da Vivo vai combater o COVID-19 em São Paulo

Operadora utilizará seus recursos de Big Data para apoiar o governo e reunir informações em tempo real.

Ilustração - COVID-19
Imagem: Unsplash

A Vivo uniu forças com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo para colaborar no combate a pandemia do COVID-19.

Os recursos de Big Data da operadora vão servir para que as entidades do governo consultem informações em tempo real sobre deslocamento populacional em diferentes localidades do estado.


Assim, será possível entender a eficácia do isolamento social, apontar tendências e antecipar os próximos passos da disseminação do novo coronavírus.

São dados apresentados por um “mapa de calor”, que vai identificar em quais locais há pouca ou muita concentração de pessoas, em diferentes períodos de um único dia. Será possível até mesmo monitorar hospitais e identificar uma possível superlotação.

VIU ISSO?

–> TIM e Prefeitura do Rio vão rastrear celulares da população

–> Vivo Valoriza oferece descontos em lojas online

–> Vivo também adota home office em call centers

Para Luiz Medici, vice-presidente de Dados e Inteligência Artificial da Vivo, essa colaboração é viabilizada graças ao investimento da Vivo em tecnologias e capacitação de times nos últimos anos.

Já Jefferson de Oliveira Gomes, diretor-presidente do IPT, destaca que a equipe é acostumada a lidar com desafios complexos e multidisciplinares.

“Temos agora a oportunidade de dar um ‘match’ entre a essa plataforma de inteligência artificial e a nossa experiência de atuação em desastres naturais, considerando entre eles a pandemia da Covid-19”, destacou.

Os dados ficam disponíveis a partir da rede móvel da operadora e todos são analisados de forma agregada e anonimizada para manter a proteção de dados pessoais. São informações acessíveis a qualquer operadora do Brasil.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Odair Fernandes

Somos cada vez mais vigiados pelas operadoras.

Cidade - UF
Santa Tereza pr