25/04/2024

Rastreamento de celulares em São Paulo gera polêmica

Governador João Doria falou em multa e prisão para quem descumprir as ordens de isolamento no estado.

Governador João Doria
Imagem: Flickr

A situação em São Paulo se agravou. De acordo com os índices, a adesão ao isolamento social está entre 49% e 50% no estado inteiro. São informações alarmantes para as autoridades, que enxergam a iniciativa como essencial para evitar que o novo coronavírus se espalhe ainda mais pelo país.

Em entrevista para a TV Globo, o governador João Doria falou a respeito da questão e disse que se a população não respeitar as ordens de reclusão domiciliar, medidas duras serão tomadas durante o feriado de Páscoa.

Multas e até voz de prisão devem ser aplicadas se os índices de isolamento não pararem de cair. O estado chegou a registrar 68 óbitos pelo COVID-19 em apenas 24 horas, um recorde. Em números gerais, são quase 500 mortes em São Paulo.

Doria também comentou a respeito do rastreamento de smartphones, medida que logo teve uma compreensão equivocada e gerou polêmicas nas redes sociais, conforme é possível conferir nas publicações abaixo:

https://twitter.com/capitalismo28/status/1248602584778235905
https://twitter.com/RGN_67/status/1248582038401298435
https://twitter.com/capitalismo28/status/1248598234492256256

VIU ISSO?

–> Sinal de celular vai evitar aglomerações; entenda como

–> Tecnologia da Vivo vai combater o COVID-19 em São Paulo

–> MCTIC cria comitê próprio para combater o coronavírus

Aqui, é necessário explicar que o sistema de monitoramento recebe dados apenas quantitativos das operadoras, segundo informam as empresas e os governos envolvidos em iniciativas desse molde.

Todas precisam e seguem as diretrizes do Marco Civil da Internet e da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais. Portanto, para fazer o mapa de calor que indica localidades com grande concentração de pessoas, são utilizados apenas dados quantitativos coletados a partir do sinal das antenas de celular.

Não é possível ter informações como idade, nome, residência e qualquer outra cadastral que pertencem somente a base das operadoras de telecomunicações.

A iniciativa do governo aqui, muito provavelmente, será enviar agentes de segurança para dispersar multidões e aplicar penalidades nas regiões identificadas como áreas de riscos pelo alto índice de aglomerações.

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários