15/04/2024

Vivo e IHS Brasil vão levar cobertura 4G e 5G para Linha 5 do metrô de São Paulo

Primeira estação a receber o serviço móvel será Campo Belo, e depois a instalação será replicada em todas as estações restantes.

A IHS Brasil, arte do grupo IHS Holding Limited, e a Vivo, anunciaram nesta segunda-feira (15) que firmaram uma parceria para a implementação de um novo sistema de cobertura de telefonia móvel interna 5G, utilizando infraestrutura de Distributed Antenna Systems (DAS), para a Linha 5 do metrô de São Paulo, que atende a Zona Sul de SP, de Capão Redondo a Chácara Klabin.

A estação Campo Belo será a primeira a receber a instalação, e depois será replicada em todas as estações restantes durante um período aproximado de 12 a 18 meses. A ViaMobilidade é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho em São Paulo. A Linha 5-Lilás é composta por 17 estações.

A solução, que utiliza sistema ativo digital e antenas ativas 5G, é considerada um dos projetos DAS mais modernos da América Latina, e deverá atender cerca de 630 mil pessoas diariamente. A infraestrutura DAS é de propriedade da IHS Brasil, que também é responsável por sua operação, manutenção e monitoramento por meio de seu Centro Operacional de Rede.

De acordo com Cassio Futuro, COO da IHS Brasil, a linha 5 do Metrô de São Paulo tem 17 estações, 12 das quais são subterrâneas, com 12 km de túneis. Sem um sistema adequado é possível leva rsinal móvel para essas áreas.

“Com a nossa experiência em sistemas de cobertura interior, ajudamos a possibilitar a conectividade móvel em toda a extensão da Linha 5. Estamos implementando um sistema de última geração utilizando 5G e 4G, para que os operadores de redes móveis possam fornecer os seus serviços a usuários finais em todo este sistema de transporte”, afirma Futuro.

Elmo Rocha, Diretor de Planejamento de Redes da Vivo, explica que a operadora vai fornecer cobertura móvel 4G e 5G em todo o trajeto da Linha 5 do metrô de São Paulo por meio da estrutura que será construída e instalada pela IHS Brasil. “Este projeto é mais um exemplo do compromisso da Vivo em oferecer a melhor conectividade aos nossos clientes de Rede Móvel mesmo que estejam em ambientes desafiadores para cobertura, como túneis e estações de metrô”, comenta.

Antonio Marcio, Diretor da ViaMobilidade, diz que “[…] A experiência da IHS Brasil em DAS e a forte cobertura de rede da Vivo foram fundamentais para fornecer conectividade nesta linha de metrô”.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários