25/04/2024

Operadoras descumprem meta da Anatel

Quase 50 mil brasileiros só tem acesso à conexão 2G.

Segundo o cronograma de obrigações e metas de universalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até dezembro do ano passado, todas as cidades brasileiras deveriam apresentar cobertura de no mínimo o 3G. Entretanto, ainda existem regiões no país que possuem apenas a conexão 2G.

Em fevereiro, em torno de 4.700 municípios eram cobertos pela tecnologia 4G, o que representa 97% da população brasileira. Os dados são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Dentro desses 3% restantes, ainda existem regiões que nem sequer conta com o 3G. É o caso de oito municípios: Aporé/GO, Cocalinho (MT), Combinado (TO), Muçum (RS), Nova Ubiratã (MT), Ouro Branco (RN), Solidão (PE) e Tabaí (RS).

Segundo dados do IBGE de 2019, a população estimada destas cidades totaliza 47,2 mil pessoas, ou cerca de 0,02% do Brasil.

VIU ISSO?

–> Venda da Oi móvel atrapalharia a expansão do 4G no país, diz Anatel

–> Confira as novas obrigações do Plano de metas da telefonia fixa

–> Presidente da Anatel defende menos punições para as operadoras

A meta da Anatel era que até dezembro de 2017, todas as cidades com pelo menos 30 mil habitantes já deveriam ter cobertura do 3G, o que já foi cumprido pelas operadoras. Porém, até dezembro de 2019, pelo menos uma empresa deveria fornecer a rede em 100% das cidades brasileiras, algo que ainda não ocorreu.

A agência diz que está ciente da situação nesses municípios e que solicitou fiscalização in loco nos mesmos.

O 2G foi implantado no Brasil na década de 1990, com o objetivo de implementar a telefonia digital no país.

Com informações de Olhar Digital.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários