Operadoras descumprem meta da Anatel

Quase 50 mil brasileiros só tem acesso à conexão 2G.

Segundo o cronograma de obrigações e metas de universalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até dezembro do ano passado, todas as cidades brasileiras deveriam apresentar cobertura de no mínimo o 3G. Entretanto, ainda existem regiões no país que possuem apenas a conexão 2G.

Em fevereiro, em torno de 4.700 municípios eram cobertos pela tecnologia 4G, o que representa 97% da população brasileira. Os dados são da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).


Dentro desses 3% restantes, ainda existem regiões que nem sequer conta com o 3G. É o caso de oito municípios: Aporé/GO, Cocalinho (MT), Combinado (TO), Muçum (RS), Nova Ubiratã (MT), Ouro Branco (RN), Solidão (PE) e Tabaí (RS).

Segundo dados do IBGE de 2019, a população estimada destas cidades totaliza 47,2 mil pessoas, ou cerca de 0,02% do Brasil.

VIU ISSO?

–> Venda da Oi móvel atrapalharia a expansão do 4G no país, diz Anatel

–> Confira as novas obrigações do Plano de metas da telefonia fixa

–> Presidente da Anatel defende menos punições para as operadoras

A meta da Anatel era que até dezembro de 2017, todas as cidades com pelo menos 30 mil habitantes já deveriam ter cobertura do 3G, o que já foi cumprido pelas operadoras. Porém, até dezembro de 2019, pelo menos uma empresa deveria fornecer a rede em 100% das cidades brasileiras, algo que ainda não ocorreu.

A agência diz que está ciente da situação nesses municípios e que solicitou fiscalização in loco nos mesmos.

O 2G foi implantado no Brasil na década de 1990, com o objetivo de implementar a telefonia digital no país.

Com informações de Olhar Digital.

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários

Uma Vez eu fiz Uma Reclamação para Oi sobre o Município de Salvaterra e Soure na Ilha de Marajó no Estado do Pará pois já si passaram uns 10 Anos que Oi Nunca Melhorou a Cobertura com A Implantação da da Rede 3G ou 4G pois a Rede da Oi ainda Permanece no 2G e a Internet Continuar no Ritmo do andar de um Bicho Preguiça sem Previsão de Melhoria pelo visto o que adianta a Operadora oferecer plano com Internet em localidade que não tem Cobertura 3g Ou 4G com Qualidade isso e Assaltar o Bolso do Povo nessas… Leia mais »

Cidade - UF
Pará
Renata Viana Silva

Aporé so nao tem cobertura da TIM. Tem da Oi e da Vivo. Deveria ter 3G.

Cidade - UF
Anapolis