InícioSegurança DigitalCliente da TIM tem seu número excluído do sistema de monitoramento

Cliente da TIM tem seu número excluído do sistema de monitoramento

Justiça proíbe que Governo de São Paulo rastreie o celular de consumidor durante a pandemia.

Nesta quinta-feira, 16, um cliente da TIM conseguiu na Justiça o direito de ter seu número de celular excluído do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (SIMI-SP), implementado pelo Governo do Estado de São Paulo para gerar mapas de calor da concentração de pessoas, durante a pandemia da Covid-19.

A ação foi movida por um advogado contra o ato do governador João Dória, alegando que o sistema é uma grave e iminente ameaça de invasão de sua privacidade, bem como ao seu direito de ir e vir, pois ele poderia ser localizado a qualquer momento do dia. O reclamante fala em abuso de autoridade por parte do governo do estado.


O consumidor compara o sistema de monitoramento de celulares à restrição por meio de tornozeleiras eletrônicas impostas a condenados criminalmente.

Diante do exposto, o desembargador Evaristo dos Santos, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar para que o chip do advogado seja retirado do sistema de monitoramento, durante o surto do novo coronavírus.

VIU ISSO?

–> Justiça quer mais detalhes sobre o monitoramento de celulares

–> Anatel defende o monitoramento de celulares

–> OAB também é contra o adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados

O SIMI-SP foi anunciado por João Dória em 9 de abril, por meio de uma parceria com as operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM. O mesmo sistema tem sido implementado por outros estados, mas tem recebido duras críticas quanto à privacidade da população.

Um sistema nacional seria implantado, mas foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para saber mais sobre a polêmica do monitoramento de celulares, consulte a matéria especial do Minha Operadora sobre o tema.

Com informações de Conjur.

Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 9 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários