20/04/2024

Cliente da TIM tem seu número excluído do sistema de monitoramento

Justiça proíbe que Governo de São Paulo rastreie o celular de consumidor durante a pandemia.

Nesta quinta-feira, 16, um cliente da TIM conseguiu na Justiça o direito de ter seu número de celular excluído do Sistema de Monitoramento Inteligente de São Paulo (SIMI-SP), implementado pelo Governo do Estado de São Paulo para gerar mapas de calor da concentração de pessoas, durante a pandemia da Covid-19.

A ação foi movida por um advogado contra o ato do governador João Dória, alegando que o sistema é uma grave e iminente ameaça de invasão de sua privacidade, bem como ao seu direito de ir e vir, pois ele poderia ser localizado a qualquer momento do dia. O reclamante fala em abuso de autoridade por parte do governo do estado.

O consumidor compara o sistema de monitoramento de celulares à restrição por meio de tornozeleiras eletrônicas impostas a condenados criminalmente.

Diante do exposto, o desembargador Evaristo dos Santos, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar para que o chip do advogado seja retirado do sistema de monitoramento, durante o surto do novo coronavírus.

VIU ISSO?

–> Justiça quer mais detalhes sobre o monitoramento de celulares

–> Anatel defende o monitoramento de celulares

–> OAB também é contra o adiamento da Lei Geral de Proteção de Dados

O SIMI-SP foi anunciado por João Dória em 9 de abril, por meio de uma parceria com as operadoras Vivo, Claro, Oi e TIM. O mesmo sistema tem sido implementado por outros estados, mas tem recebido duras críticas quanto à privacidade da população.

Um sistema nacional seria implantado, mas foi vetado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Para saber mais sobre a polêmica do monitoramento de celulares, consulte a matéria especial do Minha Operadora sobre o tema.

Com informações de Conjur.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários