Claro e Nextel vão compartilhar redes por 18 meses

Empresas ainda precisam se adequar à regulamentação; entenda a estratégia.

Logotipo Claro e Nextel
Imagem: Logotipo Claro e Nextel

Muitos esperam ou apostam que a marca Nextel será diluída na Claro, assim como aconteceu com a NET, mas ainda deve demorar para que a gente conheça a medida adotada para consolidar a fusão das empresas.

Ambas agora precisam resolver os problemas que surgiram após a aquisição que movimentou o setor de telecomunicações por muitos meses em 2019.


Como já é de conhecimento público, há um limite de espectro para ficar em posse de cada operadora. Número que foi ultrapassado pela Claro com a compra e requer uma adequação.

Há também as sobreposições de outorgas da SMP, portanto, a solução adotada para sanar as questões supracitadas foi o RAN Sharing entre as duas operadoras, que agora pertencem a uma mesma controladora: América Móvil (BMV: AMXL).

Todas as faixas em que o direito de uso foi outorgado à Nextel serão compartilhadas, assim como as da Claro.

VIU ISSO?

–> Claro informa clientes sobre junção com a Nextel

–> Compra da Nextel: Entenda a derrota da TIM contra a Claro

–> TIM quer acesso ao espectro da Nextel adquirido pela Claro

A Anatel aprovou e vê a estratégia com bons olhos, já que isso significa que há um comprometimento pela independência nos aspectos comerciais e estratégicos relevantes.

É uma medida que também tem o objetivo de proteger o consumidor de qualquer problema acarretado pelo processo.

Interconexões e trocas de tráfego de dados peering são operações independentes para cada uma das duas.

Sobre o compartilhamento da Nextel com a Telefônica Vivo, as empresas precisam solicitar uma autorização para uso das subfaixas de radiofrequência, em caráter secundário, nas áreas em que há necessidade.

Com informações de Tele.Síntese

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Jean Michel Skaleé

Em algumas partes ja funciona esse compartilhamento, quem tem Nextel conecta na rede da Claro. Quero ver como será o inverso, número da Claro conectar na rede da Nextel. Aqui no PR, se acontecer, onde nao tinha sinal da claro, passara a contar pelo menos com o 3G da Nextel

Cidade - UF
Nova Santa Rosa-PR
Rafael Marques

Aqui pelo Litoral de SP, onde a Nextel sempre teve um bom sinal, o celular já fica na maior parte do tempo registrado na rede da Claro (“Nextel BR”), principalmente quando está no 4G. O inverso ainda não esta disponível.

Cidade - UF
Santos-SP