TIM expande 4G em regiões agrícolas

Operadora atingiu a marca de cinco milhões de hectares conectados.

Imagem: Alok Shenoy/Unsplash

Por meio da iniciativa ConectarAGRO, a TIM superou a marca de 5 milhões de hectares de áreas de cultivos cobertas pela tecnologia 4G, o que corresponde a 10% da região agrícola de todo o país, segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O número marca 100 mil hectares a mais da meta inicialmente planejada e reforça a iniciativa da operadora em investir no agronegócio nacional. A ideia é facilitar a produção em fazendas de diversas regiões do Brasil.


Com a conectividade, o produtor pode utilizar soluções tecnológicas da agricultura de precisão, ajudando a automatizar a produção agrícola e melhorar a comunicação entre pessoas e máquinas dentro das propriedades.

“Atualmente, propriedades nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste contam com a tecnologia 4G da TIM, com máquinas e implementos agrícolas conectados. Essa evolução traz mais precisão e agilidade para o dia a dia das fazendas e contribui para a evolução dos negócios dos produtores”, explica Alexandre Dal Forno, chefe de Internet das Coisas (IoT) da TIM.

VIU ISSO?

–> Operadoras levam conectividade ao campo

–> 5G deve chegar no campo apenas em 2028

–> Acesso à internet no campo cresce 1.790% em 11 anos

O investimento de implantar a rede 4G no campo é avaliado em meia saca de soja por hectare.

Participam do ConectarAGRO as empresas TIM, AGCO, Climate FieldView, CNH Industrial, Jacto, Nokia, Solinftec e Trimble. Cada uma oferece sua expertise para tornar o agronegócio mais sustentável sob o ponto de vista econômico.

Com informações de Assessoria de Imprensa TIM.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

9
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Adilson Borges
Colaborador

Por favor, peçam a Tim a lista atualizada das cidades cobertas com 4G em 700 MHz.

Cidade - UF
Campanha -mg
Rafael Marques
Colaborador

Cara, a TIM pode ter 700 MHz em muitas cidades mas a cobertura dessa rede em várias cidades é limitada à apenas algumas antenas (ERBs). É mais fácil entrar no sistema da Anatel que tem o registro das antenas sempre atualizado e filtrar por cidade e estado pra você saber especificamente se a faixa está liberada e em funcionamento na localidade que você deseja saber Link: https://sistemas.anatel.gov.br/se/public/view/b/licenciamento.php Abra o sistema clicando no link, clique em “filtrar” e em seguida digite TIM no campo ENTIDADE, Selecione o Estado e cidade e coloque 773.000 em “Freqüência inicial” (é a faixa de frequência… Leia mais »

Cidade - UF
Santos-SP
Adilson Borges
Colaborador

Quando eu pesquisei pela minha cidade (Campanha-Mg)não apareceu resultado algum, mas quando eu pesquisei pela cidade vizinha (São Gonçalo do Sapucaí-MG) aparece que a minha cidade é um bairro da cidade vizinha e que possui cobertura banda 28 da TIM. Você sabe o porquê disso ocorrer?, pois minha cidade não é um distrito da cidade vizinha.

Cidade - UF
Campanha -mg
Rafael Marques
Colaborador

Se você deixar o campo de frequência inicial vai listar todas as frequências 2G/3G/4G. Sobre a localização estar em outro município depende do cadastro que a operadora fez com a Anatel. Boa pergunta! Hahaha

Cidade - UF
Santos-SP
Edmar Fernando Calixto
Colaborador

Fico tentando entender.. a TIM possuí a maior cobertura 4G do País. Porém, a sua rede é inferior a Claro e a Vivo.. isso ocorre em diversos locais em relação a qualidade da velocidade e da cobertura. Não consigo entender essa lógica. O problema estaria na frequência em que ela trabalha? Se alguém aí que entende melhor puder me explicar, ficarei agradecido.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Frederico Espíndola
Colaborador

Existe um espectro que cada operadora arremata dentro de uma faixa de frequência quando o leilão é feito pela Anatel, no caso do 4G a VIvo e a Claro ficaram com faixas maiores e isso faz elas terem um sinal melhor e mais rápido que o da TIM.

Cidade - UF
Goiânia
Rafael Marques
Colaborador

Também gostaria de entender essa questão. Apesar do espectro a rede da TIM ter certa influência é assim: ou tá funcionando 4G com 5 mbps de velocidade ou ta sem serviço. Uma das desvantagens de usar 700 MHz de frequência é que, apesar da cobertura ser melhor, a capacidade de rede diminui. As vezes sinto que a rede da TIM fica sobrecarregada e sinto isso tendo um número da Oi, que nos estados do sudeste e sul utiliza a rede da TIM para 4G apenas em 2.600 MHz, que as vezes nem a 2 mbps de velocidade chega, velocidade muito… Leia mais »

Cidade - UF
Santos-SP
Edmar Fernando Calixto
Colaborador

Tá explicado! Era mais ou menos o que eu imaginava. Obrigado pela explicação Frederico.

Cidade - UF
São Paulo - SP
Gustavo Azevedo
Colaborador
Gustavo Azevedo

E nas áreas urbanas, vai chegar quando? Eu fiquei um tempo fora da TIM e agora que voltei já bate a saudade da rede da Claro.

Cidade - UF
Pirapora - MG