26/04/2024

5G deve chegar no campo apenas em 2028

Nova conexão móvel promete impactar e aumentar a produtividade no campo. Entenda melhor a previsão.

Ilustração Fazenda
Imagem: Pixabay

O Brasil pode ser um dos grandes responsáveis por um projeto pioneiro na expansão da conectividade de quinta geração para o campo. Entretanto, a tecnologia ainda pode demorar para estar amplamente disponível aos moradores dessas regiões, já que a previsão é para 2028.

Trata-se padrão 5G Long Range, que possibilitará o alcance da tecnologia no campo em um raio de 50 km. A velocidade prometida é de até 50 Mbps. Um trabalho feito em parceria com operadoras e fabricantes.

As informações são do professor Luciano Leonel Mendes, coordenador da pesquisa sobre o tema no Centro de Referência em Radiocomunicação da Inatel.

Ele explica que só o 5G só chega no campo antes de 2025 se houver uma demanda muito grande. A perspectiva mais realista é que a tecnologia só atinja essas localidades em 2028. O projeto é comandado pela Instituição e conta com 36 pesquisadores.

VIU ISSO?
Operadoras brasileiras devem seguir caminhos diferentes com o 5G
Leilão do 5G pode ser adiado para 2021
TIM vai apostar em banda larga fixa via 5G

O receptor funciona como um celular, mas o próximo passo é fazer com que a tecnologia possa ser implantada dentro de um smartphone. É um dispositivo que promete estabilidade, alto alcance e velocidade.

Para o primeiro teste, a conexão foi levada até uma escola com 80 alunos, em Santa Rita do Sapucaí. Crianças tiveram acesso à internet pela primeira vez e conseguiram criar uma pequena horta com o auxílio da Internet das Coisas.

Luciano destaca também que o nível de interesse pela tecnologia é surpreendente. Até mesmo os mercados desenvolvidos já manifestaram. A Finlândia é um exemplo, já que o Norte do país tem as mesmas características dos rincões do Brasil.

O custo por ERB é estimado entre US$ 7 e US$ 10 mil. Há uma ideia central de redução de custo para facilitar a vida do produtor local.

A previsão é de que o 5G transforme o agronegócio como um todo. Até mesmo tratores autônomos são cogitados para aumentar a produtividade no campo.

Luciano Leonel Mendes concedeu uma entrevista para o Tele.síntese, fonte desta matéria.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários