23/04/2024

Marcos Pontes joga 5G para 2022 em nova previsão

Ministro diz que o ideal é realizar o leilão ainda em 2020, mas duvida que isso aconteça.

Imagem: Flickr Palácio do Planalto

Aqui vai mais uma balde de água fria para o 5G no Brasil. Marcos Pontes, atual ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, afirmou que a nova conexão móvel não será implantada antes do fim de 2021.

Ele até destaca que seria ideal realizar o leilão ainda em 2020, mas muito improvável. Ficará para 2021 e o maior problema está na frequência de 3,5 GHz, que é usada pela conectividade e pode gerar interferência nas antenas parabólicas de TV.

A previsão de Marcos Pontes é que no fim de 2021 e começo de 2020 seja implantado, ao menos, algum piloto.

Para o ministro, o estudo inicial feito para resolução do problema não foi conclusivo, por isso ele encomendou um novo. É necessário que exista uma estratégia de mitigação, caso a interferência realmente aconteça.

VIU ISSO?
 
–> Atraso do 5G pode fazer Brasil perder R$ 25 bilhões

–> 5G da TIM ultrapassa velocidade de 2 Gigabit por segundo

–> Como é a operação 5G da Claro, Vivo e TIM mundo afora?

É muito provável que a tecnologia já tenha sido implantada em diversos países até 2022. Com isso, o Brasil será um dos mais atrasados na adoção.

A Ericsson, uma das principais fornecedoras para o implante do 5G, já alertou que o país deixará de arrecadar R$ 25 bilhões em impostos com o atraso da nova tecnologia.

Além da interferência, há outros problemas. Na Anatel, por exemplo, conselheiros e relatores divergem sobre o edital. Enquanto alguns querem priorizar novas entrantes no mercado, outros querem manter a preferência pelas grandes operadoras do país.

Com informações de Tecmundo

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários