Empresa revela a melhor internet 4G do Brasil

Análise indica que a experiência da rede móvel no país está melhorando conforme o mercado amadurece.

Foto Raphael Nogueira/Unsplash

A Opensignal, empresa britânica de análise de operadoras móveis, elegeu as operadoras com a internet 4G mais rápida do Brasil. Por mais que em suas pesquisas mais recentes mostrem que pouca coisa mudou nos últimos seis meses, Claro e a TIM vem disputando o pódio, apresentando melhorias em várias áreas.

A Claro se saiu bem em índices como experiências em vídeo, chamadas de voz em apps, download e upload. Já a TIM apresenta a melhor latência, disponibilidade e cobertura.


Ainda que a TIM tenha a maior cobertura 4G no país, a Claro apresenta a velocidade mais rápida. Na velocidade de download, a Claro atingiu a pontuação de 21,5, seguido da Vivo (15,1), TIM (12,4) e Oi (8,9).

A Claro conquistou a liderança, pois, nos testes realizados, os usuários experimentaram velocidades de 27 Mbps, enquanto a Vivo alcançava 20 Mpbs. TIM e Oi estão abaixo do 15 Mbps.

No novo prêmio “Voice App Experience”, por exemplo, a Claro pontuou acima de 79 pontos, um valor aceitável, o que significa que os usuários são capazes de compreender a conversação em chamadas de voz no WhatsApp, Skype e Facebook.

VIU ISSO?

–> Vivo amplia vantagem no 4G

–> TIM amplia cobertura 4G na faixa 700 MHz para mais de 2 mil cidades

–> Claro lidera número de fãs nas redes sociais

Além da disponibilidade e cobertura, a vantagem da TIM está nas medições de latência. Com uma pontuação de 57,4 milissegundos, em comparação com o 58,4 ms da Claro, a TIM apresenta um tempo de ping muito menor em comparação aos usuários de operadoras rivais. No entanto, o mercado brasileiro ainda está longe dos níveis de outros países, que estão abaixo dos 40ms.

Na experiência de vídeo, Claro, TIM e Vivo apresentaram também bons índices, o que significa que os usuários dessas redes agora desfrutam de tempos de carregamento mais curtos e interrupções menos frequentes ao transmitir vídeos em seus smartphones.

Para pontuar as operadoras, a OpenSignal analisou 4,1 milhões de dispositivos, em 36 das maiores cidades do Brasil, durante 1º de setembro de 29 de novembro de 2019.

Com informações de Opensignal.

COMPARTILHAR EM:

COMENTÁRIOS MAIS BEM AVALIADOS DO MÊS

55

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

é um chip degustação, esperava o que? rs
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

48

Banco Inter vai distribuir gratuitamente 7 mil chips da Intercel

dados atualmente não são problemas para as grandes operadoras, e mesmo assim, mta gente não se sente satisfeito, pois a escolha depende de outros fatores tbm. Ex: Oi oferece pacotes gigantescos de dados e sinal ruim…outras não se sentem bem atendidos, ou enfrentam problemas diversos…esses dias o vivo easy prime deu um BO impedindo que fosse realizado chamadas, Claro Flex tem um plano maravilhoso e um aplicativo péssimo…todas tem prós e contras, e cada consumidor tem uma medida do que é mais importante pra si mesmo.
  • 01/07/2020 by Luiz Carvalho

42

Consumidor presta queixa contra comercial de Vivo Fibra

Meu deus do céu. Esse povo tá chato demais. Essa geração mi-mi-mi tá um saco.
  • 20/06/2020 by Tauan Fontoura

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

A Tim só tem um pouco mais de vantagem no pré pago, devido ter Facebook Twitter e Messenger e whatsapp, agora se começar a regular uso, com certeza a Claro vai ser o melhor plano. Tenho e não troco por nenhuma.
  • 02/07/2020 by Roberto Ramos

37

‘TIM Beta’ e ‘TIM Pré’ vão perder alguns benefícios

O TIM Black e os planos controle também sofreram essas medidas. Isso vai fazer a Claro roubar os clientes da TIM.
  • 02/07/2020 by Jefferson Rodrigues

COMENTÁRIOS RECENTES DE TODO O SITE

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Odair Fernandes

A Tim nem devia disputar pois o 4g mesmo embaixo da torre da operadora, fica pior que 3g. O 3g da Tim impossível utilizar.

Cidade - UF
Santa Tereza do Oeste Pr
Tai Leocadio

Só relembrando o que todas as operadoras informam nas letras miúdas “A velocidade média de navegação no 4G para download é de até 5 Mbps e para upload é de até 500 kbps, podendo haver oscilações.” Ou seja, todas estão dentro do normal.

Cidade - UF
Joinville - SC