Empresa revela a melhor internet 4G do Brasil

Análise indica que a experiência da rede móvel no país está melhorando conforme o mercado amadurece.

Foto Raphael Nogueira/Unsplash

A Opensignal, empresa britânica de análise de operadoras móveis, elegeu as operadoras com a internet 4G mais rápida do Brasil. Por mais que em suas pesquisas mais recentes mostrem que pouca coisa mudou nos últimos seis meses, Claro e a TIM vem disputando o pódio, apresentando melhorias em várias áreas.

A Claro se saiu bem em índices como experiências em vídeo, chamadas de voz em apps, download e upload. Já a TIM apresenta a melhor latência, disponibilidade e cobertura.


Ainda que a TIM tenha a maior cobertura 4G no país, a Claro apresenta a velocidade mais rápida. Na velocidade de download, a Claro atingiu a pontuação de 21,5, seguido da Vivo (15,1), TIM (12,4) e Oi (8,9).

A Claro conquistou a liderança, pois, nos testes realizados, os usuários experimentaram velocidades de 27 Mbps, enquanto a Vivo alcançava 20 Mpbs. TIM e Oi estão abaixo do 15 Mbps.

No novo prêmio “Voice App Experience”, por exemplo, a Claro pontuou acima de 79 pontos, um valor aceitável, o que significa que os usuários são capazes de compreender a conversação em chamadas de voz no WhatsApp, Skype e Facebook.

VIU ISSO?

–> Vivo amplia vantagem no 4G

–> TIM amplia cobertura 4G na faixa 700 MHz para mais de 2 mil cidades

–> Claro lidera número de fãs nas redes sociais

Além da disponibilidade e cobertura, a vantagem da TIM está nas medições de latência. Com uma pontuação de 57,4 milissegundos, em comparação com o 58,4 ms da Claro, a TIM apresenta um tempo de ping muito menor em comparação aos usuários de operadoras rivais. No entanto, o mercado brasileiro ainda está longe dos níveis de outros países, que estão abaixo dos 40ms.

Na experiência de vídeo, Claro, TIM e Vivo apresentaram também bons índices, o que significa que os usuários dessas redes agora desfrutam de tempos de carregamento mais curtos e interrupções menos frequentes ao transmitir vídeos em seus smartphones.

Para pontuar as operadoras, a OpenSignal analisou 4,1 milhões de dispositivos, em 36 das maiores cidades do Brasil, durante 1º de setembro de 29 de novembro de 2019.

Com informações de Opensignal.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

2
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Odair Fernandes
Colaborador

A Tim nem devia disputar pois o 4g mesmo embaixo da torre da operadora, fica pior que 3g. O 3g da Tim impossível utilizar.

Cidade - UF
Santa Tereza do Oeste Pr
Tai Leocadio
Colaborador

Só relembrando o que todas as operadoras informam nas letras miúdas “A velocidade média de navegação no 4G para download é de até 5 Mbps e para upload é de até 500 kbps, podendo haver oscilações.” Ou seja, todas estão dentro do normal.

Cidade - UF
Joinville - SC