15/04/2024

Empresa revela a melhor internet 4G do Brasil

Análise indica que a experiência da rede móvel no país está melhorando conforme o mercado amadurece.

Foto Raphael Nogueira/Unsplash

A Opensignal, empresa britânica de análise de operadoras móveis, elegeu as operadoras com a internet 4G mais rápida do Brasil. Por mais que em suas pesquisas mais recentes mostrem que pouca coisa mudou nos últimos seis meses, Claro e a TIM vem disputando o pódio, apresentando melhorias em várias áreas.

A Claro se saiu bem em índices como experiências em vídeo, chamadas de voz em apps, download e upload. Já a TIM apresenta a melhor latência, disponibilidade e cobertura.

Ainda que a TIM tenha a maior cobertura 4G no país, a Claro apresenta a velocidade mais rápida. Na velocidade de download, a Claro atingiu a pontuação de 21,5, seguido da Vivo (15,1), TIM (12,4) e Oi (8,9).

A Claro conquistou a liderança, pois, nos testes realizados, os usuários experimentaram velocidades de 27 Mbps, enquanto a Vivo alcançava 20 Mpbs. TIM e Oi estão abaixo do 15 Mbps.

No novo prêmio “Voice App Experience”, por exemplo, a Claro pontuou acima de 79 pontos, um valor aceitável, o que significa que os usuários são capazes de compreender a conversação em chamadas de voz no WhatsApp, Skype e Facebook.

VIU ISSO?

–> Vivo amplia vantagem no 4G

–> TIM amplia cobertura 4G na faixa 700 MHz para mais de 2 mil cidades

–> Claro lidera número de fãs nas redes sociais

Além da disponibilidade e cobertura, a vantagem da TIM está nas medições de latência. Com uma pontuação de 57,4 milissegundos, em comparação com o 58,4 ms da Claro, a TIM apresenta um tempo de ping muito menor em comparação aos usuários de operadoras rivais. No entanto, o mercado brasileiro ainda está longe dos níveis de outros países, que estão abaixo dos 40ms.

Na experiência de vídeo, Claro, TIM e Vivo apresentaram também bons índices, o que significa que os usuários dessas redes agora desfrutam de tempos de carregamento mais curtos e interrupções menos frequentes ao transmitir vídeos em seus smartphones.

Para pontuar as operadoras, a OpenSignal analisou 4,1 milhões de dispositivos, em 36 das maiores cidades do Brasil, durante 1º de setembro de 29 de novembro de 2019.

Com informações de Opensignal.

2 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários