23/04/2024

É seguro utilizar um Wi-Fi público?

Confira as principais dicas para manter seus dados seguros enquanto estiver navegando fora de casa.

Foto: Paul Hanaoka/Unsplash

Atualmente, o acesso à internet em pontos de Wi-Fi públicos está se tornando cada vez mais comum. Eles estão disponíveis em cafeteria, hotéis, aeroportos. Além disso, algumas prefeituras têm oferecido a conectividade gratuita para a população em praças e locais públicos.

Apesar da cobertura das operadoras de telefonia, pode chegar um momento em que sua única opção é um ponto de acesso Wi-Fi gratuito. Por isso, se for esse o caso, é preciso entender os riscos das conexões públicas.

A criptografia tem tornado a navegação na internet mais segura. Hoje, o protocolo SSL/TLS é um padrão em praticamente todos os principais sites da internet, como o Google, Amazon ou Wikipedia. Essa camada de segurança embaralha os dados, tornando quase impossível qualquer hacker intercepta-los.

Entretanto, o protocolo de segurança não isenta totalmente os usuários de riscos. Hackers habilidosos podem quebrá-lo, por isso, é preciso tratar todas as conexões públicas como suspeitas. Cibercriminosos costumam espionar redes públicas e interceptar dados que são transferidos por seus usuários.

Por mais que os pontos de Wi-Fi seja uma maneira conveniente de verificar seus e-mails, acompanhar as redes sociais ou navegar na internet quando você está fora de casa, você pode estar arriscando a segurança de suas informações pessoais.

VIU ISSO?

–> Wi-Fi grátis: app mostra senhas de internet de locais públicos

–> Prefeitura quer expandir Wi-Fi público em SP com ajuda de empresas

–> Comissão da Câmara aprova Wi-Fi gratuito em transportes públicos

É possível encontrar redes públicas — municipais ou corporativas — que possuem medidas rigorosas de segurança. No entanto, cada rede é única e, na maioria dos casos, elas não oferecem nenhuma proteção, o que faz o usuário confiar apenas na criptografia dos sites utilizados.

Mesmo que as chances de alguém ser hackeado ao utilizar o notebook em uma cafeteria seja extremamente remota, é importante adotar bons hábitos de segurança. Com o protocolo SSL/TLS o Wi-Fi público tem se tornado mais seguro, mas ainda não é totalmente seguro.

Dessa forma, caso seja necessário utilizar uma rede Wi-Fi gratuita, utilize apenas sites criptografados, evite enviar dados ou realizar atividades confidenciais, como transações bancárias ou uso do cartão de crédito. Também é bom evitar o uso de aplicativos no celular, pois nunca se sabe se as informações estão sendo criptografadas.

O uso de senhas fortes, habilitar a autenticação em dois fatores e uma rede VPN também são dicas adicionais que tornam a sua conexão mais segura.

Agora, se você decidiu que o Wi-Fi público é muito arriscado e gostaria de evitá-lo completamente, as opções incluem utilizar pontos de acesso gratuitos oferecidos pela sua operadora de telefonia, mudar para uma empresa com melhor cobertura de 4G na sua região ou contratar planos móveis com franquia de dados e velocidade de conexão mais generosas.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários