26/04/2024

Guerra do streaming fará série histórica desaparecer por meses

Produção deixa o catálogo da Netflix nos próximos dias; fãs terão que correr contra o tempo para maratonar.

Cena da série Friends
Cena da série Friends. Imagem: Warner Bros

A guerra do streaming fez a sua primeira vítima: a histórica série Friends. A produção deixará o catálogo da Netflix no mundo todo a partir do dia 31 de dezembro de 2019. Isso significa que os fãs terão menos de uma semana se quiserem fazer maratona de todas as temporadas.

O motivo? A chegada de serviço HBO Max, que reunirá todas as produções de propriedade dos estúdios Warner. Friends será exclusiva do catálogo, mas os espectadores terão que aguardar o lançamento da plataforma, previsto para maio de 2020.

A partir de janeiro, o histórico show televisivo só estará disponível no “on demand”, mas o público terá que pagar pelos episódios individualmente, caso queira assistir no Itunes ou YouTube. Do streaming, a popular série ficará desaparecida por cinco meses.

No Brasil, o cenário é ainda mais complicado, já que não há planos de lançamento do HBO Max. A proprietária do estúdio, a operadora americana AT&T, vive um dilema com a legislação brasileira.

Por aqui, a gigante companhia é dona da SKY e ainda tenta aprovar a aquisição da TimeWarner, de 2016, mas a Lei do serviço de Acesso Condicionado impede que uma distribuidora e produtora de conteúdo estejam sob o comando de uma mesma corporação para não haver discriminação da concorrência.

VIU ISSO?

–> WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max

–> Não há planos de lançar o serviço HBO Max no Brasil
 
–> Anatel manda que AT&T venda a SKY Brasil

No Brasil, a Warner é responsável pelos canais HBO, Cartoon Network, TNT, entre outros. A AT&T segue com inúmeras tentativas de modificar a lei ou aprovar a compra com a Anatel, mas até agora não obteve sucesso.

Até que tudo seja resolvido, o HBO Max não vai aterrissar em terras brasileiras e a empresa sequer escolheu um outro serviço de streaming para abrigar suas produções no Brasil, enquanto tudo não for resolvido.

Ao contrário do que fez a Disney, que colocou suas produções no Amazon Prime Vídeo até o lançamento oficial da sua plataforma, o Disney+.

Friends estava na lista das séries mais reproduzidas do catálogo da Netflix. A gigante do streaming muito provavelmente manterá sua hegemonia no mercado, mas terá que lidar com o desafio de perder as produções campeãs de audiência. É só o começo!

Conteúdos da NBCUniversal e Disney, que estão ou vão estar com suas plataformas em operação muito em breve, também serão removidas.

Com informações de The Verge

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários