InícioTV por AssinaturaGuerra do streaming fará série histórica desaparecer por meses

Guerra do streaming fará série histórica desaparecer por meses

Produção deixa o catálogo da Netflix nos próximos dias; fãs terão que correr contra o tempo para maratonar.

Cena da série Friends
Cena da série Friends. Imagem: Warner Bros

A guerra do streaming fez a sua primeira vítima: a histórica série Friends. A produção deixará o catálogo da Netflix no mundo todo a partir do dia 31 de dezembro de 2019. Isso significa que os fãs terão menos de uma semana se quiserem fazer maratona de todas as temporadas.

O motivo? A chegada de serviço HBO Max, que reunirá todas as produções de propriedade dos estúdios Warner. Friends será exclusiva do catálogo, mas os espectadores terão que aguardar o lançamento da plataforma, previsto para maio de 2020.


A partir de janeiro, o histórico show televisivo só estará disponível no “on demand”, mas o público terá que pagar pelos episódios individualmente, caso queira assistir no Itunes ou YouTube. Do streaming, a popular série ficará desaparecida por cinco meses.

No Brasil, o cenário é ainda mais complicado, já que não há planos de lançamento do HBO Max. A proprietária do estúdio, a operadora americana AT&T, vive um dilema com a legislação brasileira.

Por aqui, a gigante companhia é dona da SKY e ainda tenta aprovar a aquisição da TimeWarner, de 2016, mas a Lei do serviço de Acesso Condicionado impede que uma distribuidora e produtora de conteúdo estejam sob o comando de uma mesma corporação para não haver discriminação da concorrência.

VIU ISSO?

–> WarnerMedia anuncia seu novo streaming: HBO Max

–> Não há planos de lançar o serviço HBO Max no Brasil
 
–> Anatel manda que AT&T venda a SKY Brasil

No Brasil, a Warner é responsável pelos canais HBO, Cartoon Network, TNT, entre outros. A AT&T segue com inúmeras tentativas de modificar a lei ou aprovar a compra com a Anatel, mas até agora não obteve sucesso.

Até que tudo seja resolvido, o HBO Max não vai aterrissar em terras brasileiras e a empresa sequer escolheu um outro serviço de streaming para abrigar suas produções no Brasil, enquanto tudo não for resolvido.

Ao contrário do que fez a Disney, que colocou suas produções no Amazon Prime Vídeo até o lançamento oficial da sua plataforma, o Disney+.

Friends estava na lista das séries mais reproduzidas do catálogo da Netflix. A gigante do streaming muito provavelmente manterá sua hegemonia no mercado, mas terá que lidar com o desafio de perder as produções campeãs de audiência. É só o começo!

Conteúdos da NBCUniversal e Disney, que estão ou vão estar com suas plataformas em operação muito em breve, também serão removidas.

Com informações de The Verge

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]
Acompanhar esta matéria
Notificação de
0 Comentários
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários