05/04/2024

Faltou luz e o 4G caiu? Entenda o motivo disso acontecer

Entenda o que acontece quando falta luz e o 4G também cai. Qual a relação entre esses dois serviços, já que telefonia e luz são diferentes?

A falta de luz pode afetar o fornecimento do 4G, já percebeu isso? É comum quando há queda de energia, haver problemas na internet móvel. Às vezes as questões elétricas estão ligadas a fortes tempestades que movimentam as fiações, torres e geradores, por exemplo. Mas ainda fica difícil entender a relação com a rede do celular. 

Na verdade a telecomunicação está muito ligada com a rede elétrica. Por isso a falta de luz e a queda no sinal do telefone tem relação. 

“Faltou luz e o 4G sumiu”, o que houve?

Em entrevista ao Portal 6, João José Batista Pereira, professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), explicou que os sistemas de telecomunicações necessitam de energia constantemente. Ou seja, um serviço depende do outro. 

“Os sistemas de telecomunicações precisam de energia constante e de qualidade para funcionarem. Geralmente, se utiliza da rede das concessionárias de energia elétrica e outros sistemas para dar suporte à qualidade de energia elétrica, como retificadores/carregadores com banco de baterias, UPS (no-break) e/ou Grupo Motor Gerador”.

O professor ainda complementou a explicação, dizendo que se faltou luz, ou seja “Se houver falta de energia elétrica na Estação Rádio Base (ERB) de alguma localidade, estes sistemas de energia elétrica complementar deve entrar em ação” e dessa forma substituir a energia elétrica que é fornecida pela concessionária. 

Queda no 4G quando há falta de luz não é regra, mas pode acontecer

Ao mesmo tempo que algumas pessoas podem ter dúvida sobre qual a relação da falta de energia com problemas no sinal da rede móvel, outras podem perceber que muitas vezes o sinal funciona normalmente, mesmo quando a luz vai embora. 

Isso acontece porque embora a rede de telecomunicação necessite de energia, nem sempre, em todas as regiões, elas estão diretamente ligadas a rede que gera energia para o bairro ou cidade. 

Quem explicou isso, também para o Portal 6, foi Adriano Machado dos Santos, mestre em engenharia elétrica:

“É raro locais que não tenham um sistema alternativo de energia para caso tenha queda. Se não tem, ele não consegue retornar e fica indisponível essa parte do serviço”. 

Adriano também explicou que mesmo onde há esse sistema, pode haver instabilidade no sinal do 4G, e da telefonia no geral, quando houver problemas na eletricidade. Isso porque leva um tempo para que o sistema de geração própria comece a funcionar e restabeleça o sinal da rede móvel. 

E enquanto isso, é possível usar serviços mais básicos ou antigos, que dependem de menos energia para chegar até o consumidor. Um exemplo é a internet 3G. Por isso que o usuário nota que há uma instabilidade, demora a voltar por completo e se estabilizar.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários