26/04/2024

Teste de velocidade: saiba se sua operadora está fornecendo a internet contratada

Ao contratar um serviço de internet, é necessário ficar atento à velocidade contratada e se a empresa está cumprindo com o contrato.

Você tem internet em sua residência e não sabe se a operadora está prestando o serviço que foi detalhado no contrato? Saiba que há formas de descobrir se a empresa está oferecendo a mesma velocidade que foi contratada pelo cliente. Para fazer essa verificação há diversos sites e plataformas que realizam teste de velocidade na internet.

No entanto, embora tenha uma gama de sites com essa funcionalidade, ainda fica a dúvida quanto a segurança desses endereços. Por isso, é importante buscar um site que traga confiança e segurança. 

Para isso, não precisa ir muito longe. No site Minha Operadora é possível ter um teste completo com taxa de upload e latência da conexão. Para testar a sua internet, basta clicar em “Medir velocidade”. Vale ressaltar que será necessário o compartilhamento de local para que o teste seja mais preciso.

Um ponto importante no teste de velocidade é verificar se o dispositivo ao qual for fazer o teste está conectado por cabo ou wi-fi. Por exemplo, se for fazer o teste de velocidade no computador, talvez seja mais preciso, se estiver conectado direto pelo cabo da internet ao invés do wi-fi. 

LEIA TAMBÉM:

–> Provedora de internet é suspeita de pagar traficantes por serviços em comunidades

–> Anatel extingue acordo com a Fundação Lemann para levar internet às escolas públicas

–> Todos os municípios terão internet móvel 5G até 2029, segundo a Anatel

Após finalizar o teste, você não sabe como verificar se a empresa está cumprindo com o serviço contratado. Saiba que por lei as operadoras devem garantir 80% da velocidade de download e 40% de Taxa de Transmissão Instantânea (download e upload). Por exemplo: se sua internet contratada for de 200 Megas, a velocidade deve ser de no mínimo 160 Megas.

Caso a sua operadora não esteja fornecendo o serviço contratado, a princípio, você pode conversar com a empresa e verificar se a mesma resolve o problema. Caso contrário, uma reclamação pode ser registrada na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários