20/04/2024

Pesquisadores desenvolvem capa de celular que parece pele humana

Projeto que tem o objetivo explorar a conexão entre o homem e a máquina utiliza silicone e sensores para que o aparelho ‘sinta’ o seu toque.

Foto: Télécom Paris/Marc Teyssier

Normalmente, as capinhas são feitas para diferenciar os smartphones e protegê-los de quedas e outros acidentes. No entanto, pesquisadores da Télécom Paris, uma escola de engenharia francesa, está pretendendo dar uma nova utilidade ao acessório: fazer o celular “sentir” o seu dono.

Chamada de Skin-On, o protótipo é composto por uma camada texturizada de silicone, eletrodos e uma hipoderme, que funciona como uma espécie de membrana tátil. A pele artificial é capaz de detectar e responder a estímulos como toques, beliscos e cócegas.

A capinha pode receber esses sinais e transmiti-los ao celular para que ele responda com emojis. A ideia é aumentar a interação entre o homem e a máquina, o que permitirá que o smartphone detecte se o seu dono está triste, bravo ou precisa de atenção.

Desenvolver o sensor foi a parte mais complicada do projeto de pesquisa. A capa de celular é composta uma camada de fio de cobre envolvido com duas de silicone. Ao pressionar a pele é alterada a carga elétrica do sistema.

VIU ISSO?
–> Rumores indicam que iPhone 12 será o primeiro aparelho 5G da Apple
–> Samsung exibirá anúncios em smartphones
–> Bateria do smartphone acaba rápido? Brasileiros podem ter a solução

“A restrição era desenvolver algo que fosse elástico e que também pudesse detectar o toque”, afirmou Marc Teyssier, pesquisador da Télécom Paris, em entrevista para a New Scientist.

Foram desenvolvidos dois protótipos, um com uma superfície mais uniforme e outra texturizada que parece mais realista. A ideia é no futuro incorporar cabelos e recursos de temperatura.

O projeto ainda está em estágio inicial e o produto ainda não está disponível para venda.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários