Oi pretende atualizar sua rede de fibra óptica

Operadora vai utilizar nova tecnologia que permite aumentar em 4 vezes os limites da capacidade atual da banda larga fixa.

Nesta quarta-feira, 30, a Oi anunciou que pretende lançar no primeiro semestre de 2020 novas soluções para sua rede de fibra óptica. Entre elas, a tecnologia XGS-PON, que amplia em até 4 vezes os limites da capacidade da rede atual de banda larga fixa.

O XGS-PON é um novo padrão de redes ópticas passivas que pode suportar transferência de dados de até 10 Gbps. A atual é de 2,5 Gbps.


Em parceria com a Nokia, a Oi pretende atualizar a sua rede existente com o XGS-PON que permite, entre outras vantagens, a banda larga simétrica. Isso significa que a velocidade da internet contratada de download será a mesma de upload.

Com o avanço do streaming, 5G e outras tecnologias emergentes, que exigem larguras de banda cada vez maiores, o desenvolvimento deste e de outros padrões têm se tornado essencial e estratégico para a operadora.

VIU ISSO?

–> Oi lança 4,5G em mais 9 municípios

–> Wi-Fi gratuito da Oi no Rock in Rio atinge velocidade de 210 Mbps

–> Oi Fibra ganha expansão no Rio Grande do Sul

Existe a expectativa que nos próximos 5 anos a tecnologia XGS-PON será dominante nas redes de fibra óptica das operadoras.

Atualmente, a Oi possui a maior rede de fibra óptica do Brasil, com mais de 376 mil quilômetros instalados, em 76 cidades. Até o fim do ano, a operadora pretende atender 5 milhões de casas.

“Nossa rede representa um ponto de partida privilegiado para as transformações que vão ocorrer no Brasil em conectividade e serviços, pois nos confere capacidade superior para viabilizar tanto a banda larga por fibra como o 5G no país”, afirma Rodrigo Abreu, executivo de operações da Oi.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

About Hemerson Brandão
Jornalista, gestor e produtor de conteúdo. São 8 anos trabalhando com blogs, revistas, agências e clientes corporativos. Apaixonado por ciência, tecnologia e exploração espacial.

11
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
10 Número de Comentários
1 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
11 Autores de comentários
ThiagopFrederico EspíndolaLucasDouglas CostaMauro Dunkel Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Joao Carlos Nunes Vargas
Visitante
Joao Carlos Nunes Vargas

Avante Oi. Que a Empresa consiga superar as dificuldades, nossa única empresa totalmente brasileira.

Cidade - UF
GRAVATAÍ/RS
jurema rodrigues dos anjos vera
Visitante
jurema rodrigues dos anjos vera

A oi está a frente das tecnologias a fibra óptica tá muito boa

Cidade - UF
duque de caxias
Lázaro Tanan
Colaborador

Quero muito que a Oi represente à internet banda larga de fibra deste país! Por ter ótimo preço,qualidade e ser ilimitada!

Cidade - UF
Uberaba
Jorge Elias
Visitante
Jorge Elias

Estou muito contente com a Oi pois fui selecionado para participar deste projeto como profissional da área de fibra na minha região e estou aguardando a convocação….

Cidade - UF
Pelotas RS
Marlucio marques
Visitante
Marlucio marques

Marlucio oi a pior operador do mundo

Cidade - UF
MG
Marcos Carneiro Cordeiro
Visitante
Marcos Carneiro Cordeiro

É impressionante como eles não conseguem expandir, nem a fibra que eles tem hoje! Vc fica refém das pequenas operadoras de fibra local, que vendem pacotes de 200Mb, mas tem algo errado com a tecnologia que usam pois é deficitária para games e vc mede a velocidade dentro da sua cidade e dá ok, mas tente fazer pra servidores de São Paulo! Cai pra 30mb!! Nem Vivo, nem Claro e nem Oi, fazem a expansão necessária e continuam oferecendo pacotes via ADSL, VDSL, com preço de Fibra!!! Absurdo!! Moro em Fortaleza/CE próximo ao North Shopping Jóquei e não tem fibra,… Leia mais »

Cidade - UF
Fortaleza
Mauro Dunkel
Colaborador

Estou satisfeito com o serviço OI Fibra, o que não me atrapalha mas acho fraco é o upload. Deve ser resolvido, atualmente é a melhor operadora em custo beneficio.

Cidade - UF
Aparecida de Goiânia, GO
Douglas Costa
Visitante
Douglas Costa

espero a 10 anos internet de 50 megas em fibra seis so que colocar internet boa no centro e ninguem usa a de vcs seu duente…

Cidade - UF
São Gonçalo RJ
Lucas
Visitante
Lucas

Pra quem tá reclamando da Oi fibra e por que não tem fibra deles não tenho o que reclamar muito boa troquei até minha TIM

Cidade - UF
Teresina
Frederico Espíndola
Colaborador

De que adianta usar fibra simétrica e vender pacotes com menos de 10% de Upload? Sem contar que aqui em Goiânia onde nos bairros onde já existia concorrência da NET e da Vivo nem sinal dessa Oi fibra, quem está entregando um serviço excelente aqui é a TIM Live

Cidade - UF
Goiás
Thiagop
Visitante
Thiagop

Frederico, “Simétrico” quer dizer que possui as mesmas velocidades de upload e download. É algo para o próximo ano.

Cidade - UF
Niterói