12/04/2024

Oi pretende atualizar sua rede de fibra óptica

Operadora vai utilizar nova tecnologia que permite aumentar em 4 vezes os limites da capacidade atual da banda larga fixa.

Nesta quarta-feira, 30, a Oi anunciou que pretende lançar no primeiro semestre de 2020 novas soluções para sua rede de fibra óptica. Entre elas, a tecnologia XGS-PON, que amplia em até 4 vezes os limites da capacidade da rede atual de banda larga fixa.

O XGS-PON é um novo padrão de redes ópticas passivas que pode suportar transferência de dados de até 10 Gbps. A atual é de 2,5 Gbps.

Em parceria com a Nokia, a Oi pretende atualizar a sua rede existente com o XGS-PON que permite, entre outras vantagens, a banda larga simétrica. Isso significa que a velocidade da internet contratada de download será a mesma de upload.

Com o avanço do streaming, 5G e outras tecnologias emergentes, que exigem larguras de banda cada vez maiores, o desenvolvimento deste e de outros padrões têm se tornado essencial e estratégico para a operadora.

VIU ISSO?

–> Oi lança 4,5G em mais 9 municípios

–> Wi-Fi gratuito da Oi no Rock in Rio atinge velocidade de 210 Mbps

–> Oi Fibra ganha expansão no Rio Grande do Sul

Existe a expectativa que nos próximos 5 anos a tecnologia XGS-PON será dominante nas redes de fibra óptica das operadoras.

Atualmente, a Oi possui a maior rede de fibra óptica do Brasil, com mais de 376 mil quilômetros instalados, em 76 cidades. Até o fim do ano, a operadora pretende atender 5 milhões de casas.

“Nossa rede representa um ponto de partida privilegiado para as transformações que vão ocorrer no Brasil em conectividade e serviços, pois nos confere capacidade superior para viabilizar tanto a banda larga por fibra como o 5G no país”, afirma Rodrigo Abreu, executivo de operações da Oi.

Com informações de Assessoria de Imprensa Oi.

11 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
11 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários