Linhas pós-pagas seguem em ascensão no Brasil

Vivo ainda tem a maior participação de mercado, seguida pela Claro e TIM. Saiba sobre os novos resultados da Anatel.

Smartphone ilustração
Imagem: PxHere

Ao todo, há 228,5 milhões de linhas móveis ativas no Brasil. Os resultados são referentes ao mês de agosto, de acordo com o que foi divulgado pela Anatel. No comparativo com o mês anterior, a redução é de 337,1 mil (-0,15%). Em doze meses, foram 6,11 milhões a menos.

Linhas pré-pagas ainda são maioria nesse número. Com 122,35 milhões, elas representam 53,60% do total. Os clientes pós-pagos representam 46,40%, mas o crescimento é expressivo.


Em relação ao mês de julho, foram 751,71 mil unidades a mais. Nos últimos 12 meses, um aumento de 10,99 milhões (+11,58%). A Vivo segue com a maior participação de mercado.

A operadora tem atualmente 73,67 milhões de linhas ativas, contra 56,51 milhões da Claro, 54,68 milhões da TIM e 37,51 milhões da Oi. Outras operadoras ficaram com 2,57% de participação no balanço da Anatel.

VIU ISSO?
O fim de uma era: migração do pré-pago para pós-pago
Pré-pago da Vivo ganha ligações para celulares locais ilimitadas
Anatel apresenta dados do mercado de telecomunicações no Brasil

No entanto, a Claro foi a única que registrou crescimento no número de linhas. A operadora adicionou mais 33,37 mil em sua base de clientes, enquanto as outras apresentaram reduções.

Mas a Vivo continua com um bom resultado na base de clientes pós-pagos, considerados os mais caros e lucrativos para o caixa das operadoras. Ao todo, eles representam 57% da base.

A Claro segue próxima de equilibrar seus clientes pré e pós, com 54% no primeiro e 46% no segundo. A compra e futura diluição da Nextel pode fazer alterações significativas nos resultados da operadora.

TIM e Oi seguem com uma participação alta do pré-pago. A primeira tem 61% e a segunda 69%, ambas já anunciaram que vão investir mais na migração dos consumidores para planos pós.

Com informações da Anatel

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

2
Deixe um comentário

avatar
1 Número de Comentários
1 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
2 Autores de comentários
GrazihMarcelo Ribeiro Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Marcelo Ribeiro
Colaborador

A porcentagem de pré pagos na Oi é de 69% e não 31%.

Cidade - UF
Novo Hamburgo
Grazih
Visitante
Grazih

Exato. Dadosincorretos.

Cidade - UF
Ctba/PR