Rumor: Claro pode tentar barrar compra da Oi pela AT&T

Entenda como a operadora poderá ser afetada pela massiva operação em prol da americana AT&T.

Loja da Claro.
Imagem: Divulgação Claro

Começa hoje uma semana decisiva para o futuro da Oi e SKY no Brasil. A primeira enfrenta um cenário de recuperação judicial, dívida e resultados negativos, além dos fortes rumores de compra e fatiamento da sua operação.

Já a segunda pertence a americana AT&T, que adquiriu a companhia de mídia Time Warner e encontra barreiras para aprovar a aquisição no Brasil, graças a Lei da TV paga, que impede a compra justamente pelo fato da operadora ser dona da SKY.


De acordo com a legislação brasileira, é proibida a realização de propriedade cruzada. Isso significa que uma empresa distribuidora de conteúdo não pode deter mais de 50% em uma produtora de mídia.

A regra é para evitar um monopólio de emissoras, assim como a discriminação de concorrentes.

Em todo esse conflito, que circula entre executivos do governo e da Anatel desde 2016, a área técnica da agência já chegou a pedir pela venda da SKY, mas a AT&T negou com o argumento de que a sede da Warner fica nos Estados Unidos e não fere a lei.

O cenário mudou com a influência do governo na operação. De acordo com a Folha de S.Paulo, a aprovação da compra foi um pedido direto de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, em prol da relação estratégica com o Brasil.

Para avançar a situação, Randall Stephenson, presidente da AT&T, se encontrou com Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, e prometeu investimentos em todos os segmentos de telecomunicações, assim como manifestou um possível interesse pela Oi, caso a compra da Time Warner seja aprovada no Brasil.

VIU ISSO?
Americana AT&T formaliza seu interesse pela Oi
Governo pode mudar Lei da TV Paga; Como isso afeta as operadoras?
TV Paga está sentenciada à morte, diz Anatel

Entretanto, de acordo com o jornalista Daniel Castro, a Claro começou a atuar fortemente nos bastidores para barrar uma possível compra da tele carioca pela operadora americana.

E por qual motivo? Com a compra da Oi, a AT&T passaria a ser dona de toda infraestrutura de telefonia, TV paga e fibra ótica da operadora, assim como ainda teria a SKY e as programadoras da Warner como Turner e HBO.

Ou seja, a aquisição representa uma total ameaça ao império da Claro no Brasil, que é líder no segmento de TV por assinatura. Outra ameaçada seria a Rede Globo, que passaria a disputar os direitos das transmissões esportivas com mais uma concorrente.

As últimas informações garantem que os acionistas da Oi discutem qual é o melhor caminho para tele, em um cenário de venda: fatiar operações ou vende-la como um todo.

Se a primeira opção for escolhida, as operadoras nacionais como Vivo, TIM e Claro serão favorecidas e poderão comprar ativos da Oi para fortalecer suas atuações.

Entretanto, na escolha da segunda opção, a tele ficaria disponível para gigantes do mercado como a AT&T e empresas chinesas.

Independente da especulação que envolve a compra da Oi ser verídica ou não, a semana promete ser decisiva para o futuro da empresa, assim como para a situação da AT&T. O Senado deve votar importantes mudanças na legislação de TV por assinatura e telecomunicações.

Com informações do Notícias da TV, Jornal O Globo e Folha de S.Paulo

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

25
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Juninho
Colaborador

Seria incrível ter mais um Player. Essas Teles que atuam nacionalmente estão muito mal acostumadas, e ameaçar a liderança esportiva da Rede Esgoto de televisão, seria mais incrível ainda!

Cidade - UF
Fortaleza
ROGERIO
Visitante
ROGERIO

Que venha a AT&T!

Cidade - UF
Rio de Janeiro, RJ
Leandro
Visitante
Leandro

Que venham os chineses.

Cidade - UF
Rio De Janeiro
Denivaldo
Visitante
Denivaldo

Qual seria a vantagem de uma operadora que e dona de quase todos os canais da TV por assinatura, se ela
Tivesse intenção de baixar preços já tinha feito com a sky pois faz tempo que a mesma e dona e nem sequer fizeram promoção para crescer vive perdendo clientes mais os preços não baixa.

Cidade - UF
petrolina,PE
Henrique
Visitante
Henrique

Sabe nem o que está falando…
Dê uma olhada no site da AT&T e veja os preços dos serviços. Provavelmente só político e quem ganha bem vai poder adquirir, se adotarem a mesma estratégia

Cidade - UF
Belo Hozironte - MG
Rafael Aguiar
Visitante
Rafael Aguiar

Só vamos torcer para AT&T não coloca franquia na Banda Larga fixa como fez nos Estados Unidos.

Cidade - UF
Aparecida de Goiânia
Luiz
Visitante
Luiz

Olha, a queridinha de alguns puxa saco não quer concorrência . Não me impressiona.

Cidade - UF
São Paulo
Carvalho Luis
Colaborador
Carvalho Luis

tudo farinha do mesmno saco

Cidade - UF
goiania
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Não acredito que a AT&T queira, de fato uma empresa como a Oi. O que ela quer é ter acesso ao meios de distribuição; não parece muito lógico mostrar interesse em adquirir uma infraestrutura defasada e completamente endividada. A AT&T só está no Brasil porque ganhou a Sky no pacote de compra da operadora de TV paga via satélite, Direct TV e a mesma está louca para resolver logo a questão da Lei do SeAC, que impede que operadora de telecomunicações sejam dona ou invista em programas de TV ou de cinema por aqui.

Cidade - UF
Uberlândia - MG
João Carlos
Visitante
João Carlos

AT&T comprometeu investir em todo o setor de telecomunicações. Faz sentido querer a Oi. O que a Claro teme é a concorrência. Aliás se China Telecom vier através da China Mobile o quvai ter é exatamente o isso. Com um colosso de clientes em seu país de origem, o que é o mercado brasileiro?

Cidade - UF
Porto Alegre /RS
Rogerio Pires
Colaborador
Rogerio Pires

Claro e Vivo (Telefônica) não são párias para as companhias EUA e Chinesas; se tivesse que escolher, como consumidor, apostaria no poder de fogo dos chineses!

Cidade - UF
Uberlândia - MG
pereira_pe
Colaborador

Então, como sabemos, é muito difícil fazer infraestrutura no Brasil devido as terras demarcadas. A burocracia é imensa. A Oi já vem nessa luta a muito tempo fazendo i fra de fibra óptica em quase 5 mil municipios no Brasil.

Cidade - UF
Rio de Janeiro f t4
Rodrigo Santos
Colaborador

A Claro quer embargar a compra da Oi pela AT&T para evitar monopólio, porém se a Oi for fatiada a Claro vai querer comprar parte da fatia juntamente com Tim e Vivo aumentando ainda mais o monopólio. Ou seja, não tem burro nessa história. O ideal seríamos continuar com pelo menos 4 empresas. A Vivo que está reinando no topo, por exemplo, já pratica preços bem elevados. Imagina então com menos concorrência. A AT&T seria uma boa para acabar com o monopólio da Globo mas transmissões esportivas que já está uma vergonha e ninguém fala nada, porém teria que ver… Leia mais »

Cidade - UF
RJ
Denivaldo
Visitante
Denivaldo

A melhor saída para todos nós é vender aparte móvel,e se reerguer com forte investimentos em fibra,

Cidade - UF
petrolina,PE
Joao Rodrigues
Visitante
Joao Rodrigues

que venha mais competitividade e investimento no território nacional (seria ótimo se AT&T conseguisse a Oi BRA por completo), as teles mais gigantes do Brasil estão muito mal acostumadas. Uma nova empresa no ramo pode melhorar o serviço de ambas.

Cidade - UF
Porto Alegre - RS
Edson Luiz
Visitante
Edson Luiz

Eu acho Boa acaba poderosa globo e bom pra tds

Cidade - UF
Petrópolis RJ
Juçara
Visitante
Juçara

Bom pra todo? Será? A “poderosa Globo” ao menos é empresa brasileira. Mas vc prefere destruir uma empresa nacional pra favorecer uma Americana? ?

Cidade - UF
São Paulo
Edson Luiz
Visitante
Edson Luiz

Bom seria era Nextel mas como a Claro, já tá de olho seria ótimo

Cidade - UF
Petrópolis RJ
Felipe Fonseca
Colaborador
Felipe Fonseca

Prefiro mil vezes AT&T comprando a OI do que a oi vendendo fatiado para claro, tim e vivo.

Cidade - UF
Rondonópolis-MT
Rogerio
Visitante
Rogerio

Eu deixei de lado TV paga porque é caro e ruim já fui cliente Oi, vivo, Tim tanto em banda larga e fixo e celular nota zero, hj atualmente em celular tenho claro controle 30 GB preço bom TV uso digital local, Internet uso provedor lecais de fibra ótica da rua até minha casa tenho 300 mega + fixo por 129,90 q as grande não me ofereceu isto por menos de 200 por meses… A compra da Oi pela at&l só ficaria boa se melhoracer total o serviço da Oi se for pra fica igual a Vivo comprou a gvt… Leia mais »

Cidade - UF
Contagem minas gerais
Lázaro Tanan
Colaborador

O que seria isto para a Magnífica, Maravilhosa Rede Globo ou melhor Grupo Globo, alguns milhões ali a menos…rs rs há há há rs.
Mas se bem que ainda preferiria que a Oi mantivesse sua tv e fibra que por sinal é quase única! Ou se fosse possível apenas a Tim assumir, é outra que mereçe muito, por ter também um serviço bem único de banda larga de fibra.

Cidade - UF
Uberaba
Jairo
Visitante
Jairo

AT&T, seja bem-vinda e que revolucione toda a infraestrutura de telecomunicação no Brasil

Cidade - UF
Belo Horizonte
Geraldo Gomes da Silva filho
Visitante
Geraldo Gomes da Silva filho

Estou torcendo pois não aguento mais as restantes já passei pelas três e com a Oi nesse estado estou preso na Vivo.
No primeiro minuto após a transferência pesso minha portabilidade.

Cidade - UF
Itanhaém
Huberlan Silva de Sá Ribeiro
Colaborador

A melhor opção seria a operadora Verizon entrar no Brasil ao adquirir a Oi.

Cidade - UF
São Gonçalo, Rj
Ozanildo
Visitante
Ozanildo

E o futuro das teles. Para o bem de todos, Amem !!!

Cidade - UF
Natal RN