China Mobile pode entrar na disputa pela compra da Oi

Maior operadora de telefonia móvel do mundo apresentou um pedido à Anatel para ter informações sobre uma possível operação no Brasil.

Logotipo da China Mobile
Imagem: Logotipo da China Mobile

Notícia boa para quem deseja novos players no mercado de telecomunicações brasileiro. A China Mobile, vista como maior operadora de telefonia móvel do mundo, entrou com um pedido à Anatel para ter mais informações sobre como operar no Brasil. Trata-se de uma solicitação que pode aproximar as relações comerciais da empresa com a Oi.

No passado, a companhia já havia isso cogitada como possível compradora da tele carioca, mas a negociação não chegou a se concretizar. Agora, tudo indica que as possibilidades estão renovadas.


O documento da Anatel já informou que a chinesa precisa preencher alguns requisitos para poder operar no país. Entre eles: estabelecer duas empresas, adquirir espaços de radiofrequência, obter registros em órgãos reguladores do país, cumprir os requisitos eletrônicos e pagar a taxa por cada licença.

Entretanto, a agência reguladora explica que a empresa pode pular algumas dessas etapas burocráticas, caso decida adquirir alguma marca brasileira. Ou seja, será que a Oi pode significar um caminho mais prático?

VIU ISSO?
Senado pode decidir futuro da SKY nesta quarta-feira
CNN Brasil sofrerá resistência na TV por assinatura?
Americana AT&T formaliza seu interesse pela Oi

Um negócio com a tele carioca poderia fazer muito sentido, já que a China Telecom teria a liberdade para iniciar suas operações com mais rapidez e ter uma infraestrutura avançada logo de início, sem ter que passar por toda a burocracia dos leilões.

Em anos anteriores, a companhia chinesa pensou em fazer uma oferta pela operação móvel da Oi, mas o grande entrave foi a dívida da empresa.

A China Mobile atualmente tem 925 milhões de linhas móveis ativas. Só em 2018, a marca teve uma receita de US$ 107 bilhões.

Uma fonte exclusiva afirmou para o SUNO Research que a empresa tem interesse e estuda uma entrada no mercado brasileiro, em especial a oportunidade de compra da Oi.

Nas últimas semanas, surgiram notícias de que a americana AT&T e a Telefónica também estariam interessadas. Em uma disputa dessas, qual seria a melhor opção para o consumidor? Fica a dúvida.

Com informações do SUNO Research

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

12
Deixe um comentário

avatar
11 Número de Comentários
1 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
10 Autores de comentários
LuizMarcelo AlvesEduardo FeitosaMarcelo RibeiroFábio Murilo Autores recentes de comentários
  Cadastre-se  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Frederico Espíndola
Visitante
Frederico Espíndola

Com certeza a Telefónica seria a pior opção, concentração extrema de mercado, viraríamos outro México onde a TelMex monopoliza as telecomunicações.

Cidade - UF
Goiânia - GO
Jotha
Visitante
Jotha

E vivo pira com essa noticia.

Cidade - UF
São Paulo
Luiz
Visitante
Luiz

Todo dia alguém tem interesse em comprar a Oi . Especulação demais.

Cidade - UF
São Paulo
Fábio Murilo
Visitante
Fábio Murilo

Gente pelo amor de deus…não deixe a TIM nem VIVO ou Claro compre a OI…deixe a China Telecom comprar…assim as atuais vão ficar sem cabelo de tão preocupas…pois a China Telecom e a Maior Operadora do Mundo…e tenho certeza que vão investir pesado na OI pra derrubar as outra.

Cidade - UF
Vila Velha - ES
Marcelo Ribeiro
Colaborador

A interessada é a CHINA MOBILE, não a China Telecom. São empresas diferentes.

Cidade - UF
Novo Hamburgo RS
ALEXSANDRO DE ALMEIDA
Visitante
ALEXSANDRO DE ALMEIDA

China Mobile com certeza seria a melhor opção, Deus me livre da telefônica adquirir a Oi, quanto mais disputa no setor melhor.

Cidade - UF
São Gabriel da Palha-ES
Hrmp
Visitante
Hrmp

Os Chineses serão a melhor opção para nós consumidores, pois irão colocar internet ilimitada a preço de banana e as outras operadoras carniças não vão gostar com certeza. É melhor as outras operadoras começarem a baixar os preços e darem mais dados móveis pra não quebrarem.

Cidade - UF
Vitória ES
Rogério Pires
Visitante
Rogério Pires

China Telecom… com certeza!!!

Cidade - UF
Uberlândia - MG
Fábio Murilo
Visitante
Fábio Murilo

China china china china china china china china china chiba

Cidade - UF
Vila Velha - ES
Eduardo Feitosa
Visitante
Eduardo Feitosa

Pra mim tanto faz, a Oi é lixo mesmo, não faria diferença. Porém se com isso a Oi colocar 4G na minha cidade, com certeza migrarei pra ela, já que perto da minha casa tem uma torre 2G dela.

Cidade - UF
Balsas - MA
Marcelo Alves
Visitante
Marcelo Alves

A oi está atirando para todos os lados ,tudo isso é para aumentar as ações na bolsa de valores ,o investidor não é mais bobo , apesar que existe muito bobo espalhado por aí

Cidade - UF
Brasília
Luiz
Visitante
Luiz

As pessoas que ficam torcendo pros chineses virem pra cá, não estão nem aí, que a China é conhecida por constantes monitoramentos e censura, e que privacidade não existe naquele país. Os EUA proibiram a entrada da China Mobile no país agora em Maio, por considerar uma ameaça a segurança nacional. A comissão (FCC) considerou que, como a propriedade está sob o controle do governo chinês, geraria riscos. Vejo muita gente aqui babando ovo da empresa, querendo que ela entre no mercado…mas não me sinto confortável, com uma empresa monitorando e enviando dados para a China, uma país autoritário, e… Leia mais »

Cidade - UF
São Paulo