24/03/2024

4G já atende a 96,2% da população brasileira

Presente no país desde 2013, conectividade de quarta geração já é uma realidade nacional.

Ilustração 4G
Imagem: Ilustração

De acordo com o novo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (TeleBrasil), o 4G saltou nos primeiros sete meses de 2019. A conexão móvel de quarta geração alcançou 160 novos municípios e acumula 4.589 localidades. Ou seja, já é possível afirmar que a tecnologia atende a 96,2% da população brasileira.

É importante destacar a mudança significativa que a conexão sofreu nos últimos meses. A frequência de transmissão, por exemplo, começou a ser utilizada na faixa de 700 MHz. Isso trouxe melhorias, altas velocidades e uma maior disponibilidade.

A mudança ocorreu graças a uma autorização da Anatel e também ao desligamento do sinal analógico de TV, que funcionava na faixa.

O número de chips 4G vendidos nos cinco primeiros meses do ano também é surpreendente. Foram 12,3 milhões de ativações feitas pelos brasileiros nesse período. Número que se une e completa o montante de 142 milhões celulares 4G.

VIU ISSO?
TIM tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade
TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
4G da TIM ganha nova expansão; VoLTE chegará em 3.200 cidades

É importante destacar também a chegada do LTE 4G, também chamado de 4G+ ou 4.5G. Com ele, há um aumento considerável da transmissão de dados e velocidades que podem chegar até 100 Mbps, a depender da região e cobertura da operadora.

A quarta geração da conexão móvel já é utilizada até mesmo para suprir a demanda de regiões que não possuem a infraestrutura de cabo ou fibra ótica para banda larga fixa. Nesse caso, um modem 4G é disponibilizado e ele possui até uma saída para conexão de um aparelho com telefonia fixa.

“Residências em áreas rurais, negócios móveis como food truck e pequenas empresas podem ter Wi-Fi com um simples chip de celular”, diz Douglas Sendeski, presidente da empresa Aquário.

Com informações do Terra

4 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
4 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários