4G já atende a 96,2% da população brasileira

Presente no país desde 2013, conectividade de quarta geração já é uma realidade nacional.

Ilustração 4G
Imagem: Ilustração

De acordo com o novo levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (TeleBrasil), o 4G saltou nos primeiros sete meses de 2019. A conexão móvel de quarta geração alcançou 160 novos municípios e acumula 4.589 localidades. Ou seja, já é possível afirmar que a tecnologia atende a 96,2% da população brasileira.

É importante destacar a mudança significativa que a conexão sofreu nos últimos meses. A frequência de transmissão, por exemplo, começou a ser utilizada na faixa de 700 MHz. Isso trouxe melhorias, altas velocidades e uma maior disponibilidade.


A mudança ocorreu graças a uma autorização da Anatel e também ao desligamento do sinal analógico de TV, que funcionava na faixa.

O número de chips 4G vendidos nos cinco primeiros meses do ano também é surpreendente. Foram 12,3 milhões de ativações feitas pelos brasileiros nesse período. Número que se une e completa o montante de 142 milhões celulares 4G.

VIU ISSO?
TIM tem a melhor cobertura 4G e Claro se destaca na velocidade
TIM e Vivo anunciam compartilhamento de redes 2G e 4G
4G da TIM ganha nova expansão; VoLTE chegará em 3.200 cidades

É importante destacar também a chegada do LTE 4G, também chamado de 4G+ ou 4.5G. Com ele, há um aumento considerável da transmissão de dados e velocidades que podem chegar até 100 Mbps, a depender da região e cobertura da operadora.

A quarta geração da conexão móvel já é utilizada até mesmo para suprir a demanda de regiões que não possuem a infraestrutura de cabo ou fibra ótica para banda larga fixa. Nesse caso, um modem 4G é disponibilizado e ele possui até uma saída para conexão de um aparelho com telefonia fixa.

“Residências em áreas rurais, negócios móveis como food truck e pequenas empresas podem ter Wi-Fi com um simples chip de celular”, diz Douglas Sendeski, presidente da empresa Aquário.

Com informações do Terra

A SKY tem o plano ideal para a sua TV! Aproveite já com 50% de desconto no primeiro mês. Ligue 0800 123 2040.

COMPARTILHAR EM:

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.
Acompanhar esta matéria
Notificação de
4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários
Roberto

Não vejo nada de novidade, o 4G tá pior do que o 3G.
Principalmente o 4G da Tim, uma porcaria, as vezes nem funciona.
Novidade seria se funcionasse bem em todos os lugares, mais, infelizmente só centro que ainda funciona razoável.
5G, provavelmente vai ser a mesma porcaria.
Brasillllll….

Cidade - UF
São Bernardo do Campo - SP
Bruno

Aqui no interior de SP normal, pelo menos o meu está bem rápido.

Cidade - UF
União Paulista SP
José Edmundo da Silva Oliveira

A velocidade da Tim está péssima em Pernambuco e olhe que eu estou na Região Metropolitana do Recife! Várias vezes fiz a medição é menos de 5 megas de download no 4g e menos de 10 megas de download no 4,5g, no upload ainda é pior: menos de 1 mega no 4g e menos de 5 megas no 4,5g! Cobertura é uma coisa, velocidade e qualidade é outra.

Cidade - UF
Jaboatão dos Guararapes- PE
Marcelo Alves

Viajo para vários lugares não funciona 3G e 4G ,tem bairro que o sinal nem é fraco, não funciona

Cidade - UF
Cubatão