24/03/2024

Mercado pós-pago cresce nos últimos 12 meses

Número total de linhas móveis ativas diminuiu, mas em contrapartida, os planos pós-pagos cresceram seis percentuais, segundo os dados da Anatel.

Smartphone ilustração
Imagem: Pixabay

As operadoras anunciaram que vão investir nos clientes pós-pagos e a aposta parece fazer sentido, de acordo com o último balanço divulgado pela Anatel. Ao todo, o Brasil registrou 228,39 milhões de linhas móveis ativas em junho de 2019. Uma redução de 6,69 milhões, 2,84% no comparativo dos últimos 12 meses.

Entretanto, as linhas pós-pagas crescem seis percentuais em participação de mercado no período. O total de junho foi 104,52 milhões, que representa 45,76%. Foi um aumento de 11,40 milhões no período. Entre maio de junho, o número de clientes pós-pagos cresceu em 877,05 mil.

Já as linhas móveis pré-pagas registraram uma redução de 18,09 milhões nos últimos 12 meses. Ao todo, a diminuição foi de aproximadamente 1,13 milhão de unidades por mês.

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Participação das quatro maiores operadoras de telefonia

Claro, Vivo, Oi e TIM responderam por 97,49% do mercado em junho de 2019. A maior fatia fica com a Vivo, que tem 32,29%. Em seguida, surge a Claro com 24,71%, TIM com 24,07% e a Oi que fica com 16,43%.

Entre maio de junho, todas apresentaram redução de linhas ativas, com exceção da Vivo, que ganhou 53,34 mil linhas. A Claro reduziu sua participação de mercado com a perda de 49,37 mil linhas, a TIM com uma redução de 336,64 mil e por último vem a Oi, com 50,31 mil.

Os dados são positivos para a Vivo, que além de possuir a maior participação de mercado teve um crescimento significativo. A Oi teve a menor redução, mas tem também a menor fatia do segmento.

Investimento no pós-pago é estratégico

Em divulgações recentes, tanto a TIM quanto a Oi confirmaram que pretendem investir nos clientes pós-pagos para os próximos meses. A primeira explica que tudo é parte de um plano que faça os clientes migrarem. Consumidores do pré são incentivados a irem para o controle e aderentes desse plano são motivados para as ofertas pós-pagas.

Já a Oi, no plano estratégico divulgado no último mês, também confirmou que pretende investir nos clientes mais “caros”, mas não explicou exatamente qual será a estratégia, apesar de ser visível uma maior flexibilidade e oferta de dados nos planos da operadora.

Já a Vivo, discretamente, faz alterações nas suas linhas pós-pagas. Regulamentos, valores e outros detalhes estão sendo alterados pela operadora.

Com informações da Anatel

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