16/04/2024

Fábrica da Huawei representa forte expansão da marca no Brasil

Gigante chinesa vai investir US$ 800 milhões na construção e pretende focar no 5G.

Huawei P30 Pro, smartphone da marca.
Imagem: Divulgação Huawei

Será que ainda veremos a Huawei tão influente no Brasil quanto a Samsung, por exemplo? Tudo indica que sim. Se depender dos investimentos e esforços da marca, a previsão é que os negócios da fabricante se expandam cada vez mais em terras brasileiras.

Além de ser a fornecedora mais avançada em redes de acesso 5G, inclusive com contratos fechados no Brasil, a Huawei investe na produção de potentes smartphones para concorrer com gigantes do mercado como Apple e Samsung, por exemplo.

Os avanços do P30 Pro

Imagem: Divulgação Huawei

O top de linha da Huawei, modelo P30 Pro, tem a segunda posição no ranking feito pelo DxOMark com os melhores smartphones para fotografias. Com um desses, é possível fazer um registro da lua sem as imperfeições características do registro por qualquer outro aparelho. O modelo perde apenas para o recente Galaxy Note 10+, da Samsung.

Para a fábrica no Brasil, o investimento previsto é de R$ 3,31 bilhões de 2020 a 2022 e o foco será na montagem de celulares. A ideia também é que a empresa se prepare para uma participação no leilão do 5G, previsto para 2020.

Incertezas com os EUA

As incertezas recentes para a Huawei, que podem ter afastado muitos consumidores da marca, foram os embates com os Estados Unidos, que acusava a companhia e promover uma espionagem no país para beneficiar o governo chinês.

Justamente quando a tensão comercial parece ter encontrado um fim, com uma liberação para que a marca continue a negociar com empresas americanas, o presidente Donald Trump anunciou que o boicote segue em vigor, por motivos desconhecidos.

VIU ISSO?
Guerra dos EUA contra Huawei pode beneficiar 5G no Brasil
Vivo traz para o Brasil os smartphones P30 Pro e P30 Lite da Huawei
Oi e Claro pedem que governo não barre a Huawei

Harmony OS

Imagem: Divulgação Huawei

Entretanto, a gigante chinesa parece se preparar para o pior e continua a gerar rebuliço no mercado, com o anúncio do HarmonyOS, o novo sistema operacional. Baseado em microkernel, ele terá a capacidade de se adaptar a smartphones, colunas inteligentes, wereables e até sistemas de carros.

O rompimento com o Google pode gerar perdas significativas para as duas companhias. De acordo com o presidente da fabricante, Ren Zhengfei, Huawei e Google sempre estarão na mesma linha de interesse.

Portanto, com a separação, é bem provável que a gigante das buscas tenha uma perda estimada em 700 a 800 milhões de usuários no futuro. O HarmonyOS promete ser mais rápido e eficiente que o Android, mas a empresa ainda deseja manter negócios com o Google.

Conforme explicou Chenglu Wang, presidente de software, a Huawei pode sofrer de um a dois anos com a perda do Android, que tem uma loja com enorme variedade de aplicativos. Será difícil por algum tempo, mas o HarmonyOS irá crescer nesse domínio.

Especulações futuras

Mesmo com o boicote dos Estados Unidos, a Huawei se articula com o mundo inteiro pela liderança no fornecimento do 5G, assim como na fabricação de potentes smartphones que já conquistam diversos fãs.

A tensão comercial com o Google e outras empresas americanas terá seu impacto, mas a marca parece trabalhar para que os efeitos negativos sejam rapidamente convertidos em positivos.

No Brasil, a atuação é cada vez mais promissora, especialmente nos novos modelos de smartphones da marca que estão para surgir, já equipados com modems 5G. Entretanto, a consolidação do HarmonyOS se faz necessária.

Com informações da Folha de São Paulo

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários