É o fim? TV por assinatura mantém queda de assinantes

Claro e SKY seguem com a maior participação de mercado, mas perderam juntas mais de 900 mil clientes no mês de junho.

TV Desligada - Ilustração
Imagem: PxHere

As notícias não são boas para o mercado de TV por assinatura. Todo mês, os dados da Anatel comprovam: a redução é contínua. Em junho, o total foi de 16.709.669 de domicílios com acesso à TV por assinatura. No comparativo, a redução foi de 1,23 milhão (-6,68%), em 12 meses.

Com 49,24% de mercado, a Claro tem 8.227.823 contratos ativos. Em seguida, vem a SKY com 4.999.821. A Oi surge na sequência com o 1.584.397. Por último, a Vivo acumula 1.460.281 contratos.


Todas as operadoras apresentaram quedas nos números, com exceção da Oi, que teve um crescimento de 1,77% nos últimos 12 meses. A empresa ganhou cerca de 27.499 clientes. Muitos acreditam que isso se deve aos preços competitivos praticados atualmente pela companhia.

A Claro teve uma redução de 8,03% e perdeu 718.818 assinantes. Já a SKY conta com 200.082 a menos.

VIU ISSO?
– 5G pode ser o atestado de óbito da TV por assinatura; Entenda
– Filmes da Warner e Sony começam a circular nos canais Telecine
– Globo, FOX, Disney e Turner são investigadas pelo Cade

No geral, há quem acredite que a mudança de postura possa estar contribuindo para que o segmento perca cada vez mais força. Pois as teles poderiam flexibilizar as ofertas, mas optaram por brigar com as novas tecnologias.

Um caso recente é a reclamação da Claro com a Anatel por conta do serviço de streaming FOX+. A plataforma do estúdio começou a comercializar a transmissão de seus canais online e gerou incômodo nas operadoras, que se preocuparam com a ausência da necessidade de fazer uma assinatura.

Entretanto, as decisões foram favoráveis para a FOX, que continua com o direito de comercializar canais online. A questão, inclusive, abriu um debate no mercado sobre a possibilidade de transmissão online de emissoras.

Recentemente, no Pay-TV Forum, foram apresentados dados que confirmaram uma evasão de clientes da TV por assinatura entre a classe C, portanto, a Claro defendeu que a queda nos números se deve a baixa na economia, não novas tecnologias.

Entretanto, pelo manifesto de consumidores, é possível observar que todos querem se sentir menos reféns dos pacotes com mais de 100 canais da TV paga. O desejo é pagar apenas pelo o que vão consumidor. Para isso, os serviços de streaming surgem como a solução.

Com informações da Anatel

About Anderson Guimarães
Jornalista com cinco anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop.

5
Deixe um comentário

Por favor, faça login para comentar
3 Número de Comentários
2 Número de Respostas
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário com mais interação
4 Autores de comentários
Antonio netoPústulaNando brasilDomingos Autores recentes de comentários
  Acompanhar esta matéria  
o mais novo mais antigo mais votado
Notificação de
Domingos
Visitante
Domingos

olha as operadoras insistem em oferecer algo que ja esta ultrapassado, vc nao assiste nada de novo, vc assina um pacote com filmes ja ultrapassados como vcs podem querer conquistar o publico, antiamente ninguem via comercias nos canais de assinatura, e vcs querem lucrar em cima do assinante e nos comerciais vcs nao acham demais. A tendencia e vcs perderem clientes todos os dias, nao sei porque ainda tem gente perdendo tempo com assinaturas, se existem opcoes de app diversos que lhe oferece filmes, esporte ao vivo tudo de graca sem falar e iptv com assinaturas por volta de 20… Leia mais »

Cidade - UF
CE
Pústula
Visitante
Pústula

Bote a sua cabeça (que por sinal é grande) pra funcionar!
AS tvs fechadas colocam propaganda por causa de quê? Né por causa de gente como vc estimulando pirataria?

Cidade - UF
AC
Nando brasil
Visitante
Nando brasil

Oi, bdia, li comentario do visitante, esta certissimo,pois essas *operadoras* nao sao nada mais q atravessadores e com programacoes tds sem atualizacoes e somente repeticoes de filmes e series alem de cobrarem absurdos sabem de uma VIVA A PIRATARIA ai pode ser q essas descaradas ladras e imcompetentes possam mudar pra algo mais decente e tem mais uma q surgiu ai atal de internete via satelite kkkkkkkkkk pura enganacao pois nao eh 24 hrs nao fora o preco absurdo kkkkkkkk eu msm pego satelite e pago ao governo 30 e poucos por ano kkkkkkk abcs a tds e deixem de… Leia mais »

Cidade - UF
carinhanha ba
Pústula
Visitante
Pústula

Aproveita e pague um curso de português
Sabe nem se expressar…
Maldita inclusão do smartphone….

Cidade - UF
AC
Antonio neto
Visitante
Antonio neto

Eu era cliente da sky desde 2013 nunca atrazo meus papagamentos pois esse ano veio minha fatura com um valo absurdo de totalde 685 reais. Por quatro equipamentos pois apos reclamação viram que era um erro mais eu teria q paga pois a fatura jatava aberta imagina paga pelo erro da imprensa…jamais e fis o cancelamento..

Cidade - UF
Lagoa salgada