26/04/2024

Diminui número de reclamações contra operadoras

Principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução no número de queixas.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as reclamações contra operadoras de telecomunicações em junho de 2019 caíram 17,2% em relação a maio deste ano. No período foram recebidas 218.356 reclamações nos canais de atendimento da Anatel.

Todos os principais serviços acompanhados pela Anatel apresentaram redução. A telefonia fixa registrou queda de 22,1%, telefonia móvel pós-paga 17,6%, TV por Assinatura 15,3%, banda larga fixa 15,1%, e telefonia móvel pré-paga com menos 12,4%.

Em junho de 2019, a operadora TIM foi o grupo mais reclamado pelos consumidores na telefonia móvel pós-paga (40,2%) e também na telefonia móvel pré-paga (48,7%).

Já na TV por assinatura o grupo mais reclamado foi a Claro/NET com 46,6% das queixas. Na telefonia fixa foi a Oi com 48,4% e na banda larga fixa a Vivo com 27,4%.

VIU ISSO?
–> Anatel apresenta dados do mercado de telecomunicações no Brasil
–> Rumor: Anatel pode ter superfaturado previsão de lucro do leilão 5G
–> Mais de um milhão de pessoas já bloquearam chamadas de telemarketing

Os principais motivos das queixas registradas pela Anatel foram reclamações sobre cobrança, principalmente na TV por Assinatura (51,1%), na telefonia móvel pós-paga (45,5%) e na telefonia fixa (41,8%).

Na banda larga fixa o principal motivo das reclamações foi “qualidade, funcionamento e reparo”, com 33,7% do total, e na telefonia móvel pré-paga são queixas relativas a crédito, 31,0%.

Para fazer uma reclamação, os consumidores podem entrar em contato pela central telefônica do órgão regulador — pelo número 1331 —, página na internet, aplicativo “Anatel Consumidor” ou nas agências da Anatel em todos os estados e no Distrito Federal.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários