28/04/2024

Reclamações dos usuários sobre serviços de telecom caem 22,5% em setembro

Segundo informações da Conexis Brasil Digital, no mês foram registradas 38.773 queixas a menos em relação ao mesmo mês de 2021.

De acordo com dados da Conexis Brasil Digital, por meio de dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações de usuários referente aos serviços de telecom caiu 22,5% em setembro deste ano no comparativo com o período do ano passado, seguindo a tendência de queda registrada nos últimos meses.

No mês em questão foram registradas 133.367 queixas no setor, 38.773 a menos das registradas no ano de 2021. A entidade, que representa as grandes operadoras de telecomunicações do Brasil, afirmou nesta segunda-feira (21), que os dados mostram uma queda em todos os serviços de telecom, com destaque para a redução de 19,9% das queixas de telefonia móvel.

Segundo os dados, o setor foi o que teve a maior queda nas reclamações, passando de 92.855 para 74.385 queixas. Já as relacionadas a TV por assinatura, a queda foi de 19% em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto que as reclamações de banda larga fixa obteve queda de 15,9%.

“O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 35% do total. Mas foram as queixas relacionadas à cobrança que registraram a maior queda em setembro, uma redução de 31%. Reclamações relacionadas à qualidade, funcionamento e reparo tiveram redução de 5% e relacionadas à cancelamento queda de 27%”, diz a Conexis em comunicado.

A Conexis Digital Brasil ainda conta que foram adotadas medidas para mitigar as queixas nas cobranças, como a simplificação do processo de cobrança, que faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. “O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento“, explica a Conexis.

O “Não Me Perturbe” é outra medida de autorregulação que ajuda na diminuição de reclamações no setor, permitindo o bloqueio de chamadas de telemarketing de telecomunicações e oferta de crédito consignado.

Marcos Ferrari, presidente executivo da Conexis, afirma que o setor segue investindo alto no segmento, mostrando o compromisso das empresas com a qualidade do serviço e com a satisfação do consumidor. “O resultado disso são quedas sucessivas no número de reclamações mesmo diante do aumento do número de acessos“, disse no comunicado.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários