21/04/2024

Consulta pública da Anatel pretende aumentar velocidade do Wi-Fi

Proposta foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agência. Contribuições serão aceitas após a publicação no Diário Oficial da União.

Ilustração Wi-Fi. Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Durante 45 dias, a Anatel realizará uma consulta pública para aumentar a potência do Wi-Fi no Brasil. A proposta foi aprovada pelo Conselho Diretor da Agência e deve fazer uma reavaliação pontual do Regulamento sobre os equipamentos de radiocomunicação e Radiação Restrita (RERR).

Um dos objetivos propostos é a regulamentação da operação no padrão IEEE 802.11ad no Brasil. Ele é destinado para as aplicações que exigem uma alta taxa de dados em comunicações de redes pessoais sem fio e outras locais de curta distância.

Com a mudança, os consumidores poderão transmitir arquivos com tamanho de aproximadamente 1 GB em poucos segundos. Vídeos de alta definição, inclusive em 4K, também poderão ser reproduzidos em dispositivos móveis sem a necessidade de compressão.

VIU ISSO?
Presidente da Anatel rejeita pedido contra suspensão do FOX+
Anatel autoriza aumento nas tarifas de telefonia fixa
Compra da Nextel pela Claro é aprovada pela Anatel

Após a publicação no Diário Oficial da União, as contribuições já poderão ser enviadas. Todas serão recebidas no prazo de 45 dias.

A transferência das características técnicas dos Sistemas de Acesso sem fio em banda larga para Redes Sociais para regulação pela Superintendência da agência também será um tema abordado na Consulta.

De acordo com a Anatel, os dispositivos Wi-Fi que operam na frequência de 60 MHz podem realizar transmissões de dados com velocidades de até 7 Gbps. A ideia é permitir o uso dessa banda.

Com informações da Anatel e Convergência Digital

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários