InícioRegulaçãoOperadoras vão contra lei que beneficia assinantes

Operadoras vão contra lei que beneficia assinantes

Lei estadual do Rio de Janeiro concede benefícios de novas promoções para todos os clientes preexistentes.

Ilustração Justiça
Imagem: Pixabay

No Rio de Janeiro, a Lei estadual 8.573/2019 obriga concessionárias de serviços telefônicos a concederem benefícios de novas promoções realizadas para todos os seus clientes preexistentes.

Entretanto, as operadoras não estão felizes com isso. Tanto é que ajuizaram uma ação direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para as empresas de telecomunicações, somente a União pode legislar sobre o tema, de acordo com o que é previsto na Constituição Federal.

Essa é a justificativa utilizada pelas empresas que vão contra a obrigatoriedade. Nenhuma apresentou qualquer argumento que envolve os direitos de um consumidor.


As teles concluem que a competência legislativa dos estados com telecomunicações serve apenas para casos específicos, de alguma peculiaridade local, que não é abrangida pela legislação federal.

VIU ISSO?

–> STF desobriga operadoras de cumprir lei estadual

–> Projeto de lei quer obrigar operadoras a oferecer 100 SMS gratuitos

–> Governo pode mudar Lei da TV Paga; Como isso afeta as operadoras?

As autoras da Lei estadual explicam que se trata de uma matéria já disciplinada pela Anatel, que garante a oferta de novos planos para todos os consumidores, sem extensão automática de benefício.

Em relação a isso, Acel (Associação das Operadoras de Celulares) e Abrafix (Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado), representantes das operadoras, argumentam que a legislação gera um tratamento desigual, já que a prática não existe em outros estados.

A relatora da ação movida pelas empresas é a ministra Rosa Weber, que solicitou informações para o governador e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

O próximo passo é encaminhar para a Advocacia-Geral da União e o procurador-geral da República.

Com informações de Tele.Síntese

Anderson Guimarães
Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

2 COMENTÁRIOS

Acompanhar esta matéria
Notificação de
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Comentários embutidos
Exibir todos os comentários