18/04/2024

Vila Planetário, em Porto Alegre, passa a ter wi-fi público e gratuito

Comunidade é a segunda a ser beneficiada pelo programa Territórios Inovadores. O Morro da Cruz foi a primeira no contexto do projeto.

Por meio do programa Territórios Inovadores, em uma ação da Prefeitura de Porto Alegre com Procempa e a Secretaria Municipal da Transparência e Controladoria (SMTC) mais uma comunidade da cidade passou a contar com serviço de wi-fi público e gratuito. A Vila Planetário, no bairro Santana, é a segunda comunidade beneficiada pela iniciativa. O Morro da Cruz foi a área pioneira.

Vila-Planetario-em-Porto-Alegre-passa-a-ter-wi-fi-publico-e-gratuito
Inauguração teve presenças da prefeitura e orientações para comunidade | Foto: Julia Ferreira / PMPA / Divulgação CP

Nesta quinta-feira (28), houve a testagem do sinal, formalizando a disponibilização do serviço. Além disso, os moradores receberam orientação de como utilizar a rede wi-fi Porto Alegre Livre. Gustavo Ferenci, Secretário da SMTC, diz que “A SMTC tem o orgulho de poder contribuir para inovação em diferentes territórios da cidade, incluindo diferentes cidadãos e identificando novos potenciais, ajudando a construir uma cidade educadora a partir da democratização do acesso à internet“.

A diretora-presidente interina da Procempa, Débora Roesler, esteve presente no ato e comemorou a entrega, e destacou a importância de facilitadores nas comunidades, como é o caso da presidente da ONG Misturaí, Mara Nunes, mais conhecida como Tia Mara. “A conectividade é a porta para estudo, emprego, informação, é o acesso às oportunidades, mudando a realidade das pessoas. Este também é o nosso papel como empresa pública“.

Roesler ainda falou da inspiração da Procempa para atuar em projetos de inclusão digital, que veio de Belo Horizonte, onde a empresa pública de TI, a Prodabel, disponibilizou wi-fi gratuito em todas as vilas da capital mineira.

Representando o Pacto Alegre, o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy, salientou a importância desta mobilização e do trabalho colaborativo.

“O projeto Territórios Inovadores tem um importante impacto social na nossa cidade, iniciado com o piloto no HUB Formô, localizado no Morro da Cruz. Ver este projeto prosperando a tantas mãos é uma grande satisfação para todos nós”. Conforme Audy, a Vila Planetário tem um significado emblemático para o projeto: “é o local onde estamos desenvolvendo a metodologia de escuta e que também será aplicada nos demais territórios”.

Territórios Inovadores

O projeto Territórios Inovadores é resultado de uma integração de esforços com o movimento colaborativo Pacto Alegre, no contexto da Aliança para a Inovação, que une PUCRS, Unisinos, UFRGS e a Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete de Inovação. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de comunidades carentes da Capital. Os próximos territórios a receberem o serviço serão Restinga, Mário Quintana, Bom Jesus, Cruzeiro e Ilha dos Marinheiros

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários