23/04/2024

Hackers podem estar infiltrados em empresas de telefonia

Empresa especializada em segurança digital emitiu o alerta. Grupo de invasores pode estar ativo há 7 anos e faz o desvio de dados confidenciais.

Ilustração hacker
Imagem: Divulgação

A informação a seguir parece até extraída da série de TV Mr. Robot, mas é a realidade mesmo. Segundo a empresa Cybereason, especialista em segurança digital, grupos de hackers podem ter acesso e controle total da estrutura de dezenas de operadoras de telefonia móvel no mundo.

Os invasores estariam ativos há 7 anos e fazem o desvio de dados confidenciais da empresa e dos clientes. O mais assustador é que, segundo o relato, o grupo tem o poder para interromper facilmente o serviço dessas empresas.

Como resultado, enfrentaríamos um verdadeiro caos em boa parte do planeta. As empresas afetadas estão concentradas na Europa, Ásia, África e Oriente Médio. Entretanto, empresas de outras regiões também podem fazem parte do controle.

VIU ISSO?
– Um em cada quatro roteadores é vulnerável a ataques de hackers
– Grupo hacker rouba US$ 2,4 mi com clonagem do chip de celular
– Golpe: Hackers usam falsas vagas de emprego para roubar dados do Facebook

De acordo com as informações, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos já elaborou estratégias, caso aconteça uma pane gerada pelo impedimento das operações de empresas de telefonia.

A Cybereason afirma que todos os indícios apontam para um grupo hacker chinês chamado APT10. Entretanto, os analistas destacam que é impossível ter a confirmação sobre os verdadeiros autores do hackeamento.

Outros invasores podem ter espalhado pistas falsas para incriminá-los. Aos usuários, não cabe nenhuma ação para proteção de dados. As iniciativas precisam partir das empresas de telefonia. Com informações do Olhar Digital.

Com informações do Olhar Digital

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários