21/04/2024

TIM faz demonstração do 5G em Florianópolis

Primeiro projeto piloto da operadora experimentou aplicações voltadas para cidades inteligentes e de gestão inteligente de serviços públicos.

5G

A TIM, em parceria com a Fundação CERTI e a Huawei, habilitou hoje a rede 5G em Florianópolis/SC para experimentar aplicações voltadas para cidades inteligentes e de gestão inteligente de serviços públicos.

Operando na frequência de 3,5 GHZ, os testes do primeiro-projeto piloto sobre uma rede real da nova tecnologia foram considerados bem sucedidos e atingiram velocidades superiores a 1Gbps. A operadora declarou que quer ser pioneira e líder no mercado ao demonstrar toda a potencialidade do 5G mesmo antes da tecnologia tornar-se realidade no Brasil.

A TIM é a operadora mais inovadora do Brasil. E isso tem sido fruto de um trabalho intenso. Agora estamos iniciando o ciclo do 5G através de pilotos a fim de trazer o conhecimento e desenvolver um ecossistema que permita o início de casos de uso no Brasil. ”, explicou Leonardo Capdeville, CTIO da TIM Brasil.

VIU ISSO?
Relatórios de testes com 5G da Claro irão à consulta em Outubro
Teste do 5G com o Galaxy S10 nos EUA alcança 1Gb/s de velocidade
TIM colabora em teste de smartphone 5G na Itália

Para estar à frente do ecossistema que a nova tecnologia criará, a TIM revelou que decidiu por habilitar a rede 5G nas demonstrações realizadas em conjunto com instituições de ensino, empreendedores e setores da economia criativa, para promover um ambiente de troca inovador e proporcionar as ferramentas necessárias no desenvolvimento de soluções que irão mudar a maneira como a companhia pensa em tecnologia. 

Capdeville destacou ainda que “a Fundação CERTI, em Florianópolis, foi escolhida justamente por ser referência em inovação e estar na cidade com maior densidade de startups do Brasil, além de ser uma região de destaque no cenário brasileiro de tecnologia”, finalizou.  

Presente e futuro

Para liderar o movimento de renovação tecnológica no Brasil com a chegada do 5G, a TIM conta com a expertise e o pioneirismo da Telecom Italia no uso da nova tecnologia e na implementação bem-sucedida de soluções nas cidades de Turim, Bari, Matera e República de San Marino.

No Brasil, a operadora terá outros dois projetos-pilotos para a rede de quinta geração. Um na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), que em parceria com a Ericsson e com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), prevê a implantação de soluções inteligentes para iluminação, segurança e rastreamento de veículos, dentro do contexto de Internet das Coisas (IoT).

Já em Campina Grande (PB), junto com o Núcleo Virtus (Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Nokia, vai ser possível desenvolver soluções para Cidades Inteligentes, utilizando a plataforma NB-IoT.

6 COMENTÁRIOS

Se inscrever
Notificar de
guest
6 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários