26/04/2024

Facebook deve lançar internet via satélite próprio no ano que vem

“Athena” é o nome do satélite que o Facebook já trabalha e estuda oferecer uma solução de conectividade diferenciada ao redor do mundo.

O Facebook está se preparando para lançar um satélite, no início do ano que vem, para oferecer banda larga em lugares onde o serviço é precário e a infraestrutura de rede ainda é cara para ser construída. E o satélite que deve proporcionar conexões de internet já tem até nome: Athena.

As informações foram anunciadas pela Wired, com base em documentos cedidos pela Federal Communications Comission (FCC, o órgão regulador de telecom nos EUA, como a Anatel no Brasil). Mas, em resposta ao site, o Facebook disse que, apesar de ser dono do satélite, não há nenhum projeto específico de lançamento para ser compartilhado agora.







Ainda assim, a rede social diz acreditar que a tecnologia de satélites será importante na próxima geração de infraestrutura de banda larga, seja para levar internet em regiões rurais ao redor do mundo e outras localidades onde o acesso à internet ainda não existe.

LEIA TAMBÉM:
Segundo a reportagem, a ideia da empresa é oferecer, já em 2019, uma opção de conectividade estável e superior às soluções de internet via satélite existentes hoje.

Eles podem levar, por exemplo, o satélite a uma órbita baixa, com mais probabilidades para que o sinal seja entregue ao usuário final, mesmo que seja necessário o lançamento de vários nano-satélites para abranger uma maior região.

Neste ano, pequenos satélites com oferta de internet foram lançados pela SpaceX, mas a cobertura foi focada na banda larga do espaço direto e exclusivamente para os Estados Unidos.

1 COMENTÁRIO

Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigo
Mais recente Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários