23/04/2024

Empresas realizam testes para conectar carros via 5G

Empresa automotiva e de telecomunicação assinaram acordo de colaboração para avanço de tecnologias de condução remota e serviços conectados.


A Huawei e a Audi assinaram um memorando de entendimento (MoU) para o desenvolvimento de carros conectados.


Conforme divulgado pela fornecedora chinesa na última sexta-feira (13), o acordo assinado prevê a colaboração para o avanço de tecnologias de condução remota e serviços conectados.


As empresas irão trabalhar juntas em programas de capacitação profissional nesse âmbito.

As companhias formam a organização 5G Automotive Association (5GAA) que realiza testes e demonstrações em vários países. O foco das empresas é na conexão estável e de alta qualidade.


LEIA TAMBÉM:


No ano passado, a fabricante implantou em vias públicas chinesas a tecnologia LTE-V, um padrão que conecta o carro a sistemas de semáforos e monitoramento de vídeo nos cruzamentos.

Também nesta semana, a norte-americana Ford, a francesa PSA (controladora da marca Peugeot) e a alemã BMW, em parceria com a 5GAA e a norte-americana Qualcomm, fizeram o que afirmam ser a primeira demonstração da tecnologia de comunicação entre veículos (C-V2X), baseada em padrão do 3GPP e usando compatibilidade com 5G, entre carros de diferentes fabricantes. 

O evento ocorreu em Paris e incluiu carros de passeio, motocicletas e a infraestrutura viária. 

A Qualcomm forneceu o chipset 9150 C-V2X, enquanto o software e aplicativo do padrão foram fornecidos pela empresa de infraestrutura Savari.

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários