sexta-feira, 13 de julho de 2018

Área de TI da Nextel implementa plataforma de microsserviços e APIs

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Operadora contrata serviço de multinacional italiana para ganhar eficiência no mundo digital e se diferenciar na qualidade da experiência do cliente.

Em busca de se diferenciar em telefonia móvel por meio da qualidade da experiência do cliente, a Nextel realizou uma análise da jornada de seus assinantes, da contratação ao cancelamento, e desenhou um novo modelo operacional, baseado em microsserviços e APIs (Interface de Programação de Aplicações).

O conceito foi implementado na arquitetura digital da operação pela área de Tecnologia da Informação da Nextel, em parceria com a Engineering do Brasil. Ele servirá para superar a barreira de ter um grande volume de sistemas legados (computacionais) na empresa, que possuem baixa capacidade de integração e adaptação às novas demandas da indústria.



A nova plataforma foi desenvolvida em 60 dias por uma equipe de 30 profissionais da multinacional italiana, e simplificou a interface com os sistemas legados da Nextel, além de viabilizar a disponibilização de dados em tempo real.

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Além disso, possibilitou o compartilhamento de dados com empresas parceiras – como fornecedoras de serviços de valor adicionado (SVA), OTTs e empresas de call center – e a criação de novos produtos digitais.

Para Marcelo Amar, CIO da Nextel, a nova plataforma deu grande agilidade à operação e atendeu às demandas das áreas de negócios. "A arquitetura baseada em microsserviços oferece escalabilidade, resiliência, autorrecuperação e flexibilidade. Além disso, o projeto contou com metodologias ágeis, tecnologias inovadoras e com o conceito de DevOps, o que assegurou resultados imediatos para toda a companhia".

Segundo Filippo di Cesare, CEO da Engineering do Brasil, "o projeto mostrou a importância do ‘Digital Transformation’ Framework como nova ferramenta necessária para as empresas alcançarem os pilares fundamentais da jornada Digital, como a transformação da Customer eXperience, além da transformação dos Processos Operacionais e dos Modelos de Negócios".


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