sexta-feira, 9 de março de 2018

Anatel multa a Vivo em R$ 370 milhões

O que você achou? 
Valor pode subir para R$ 700 milhões na próxima semana; entenda o porquê.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), através de seu Conselho Diretor durante uma reunião nesta quinta-feira (8), multou a Vivo em nada mais, nada menos do que R$ 370 milhões.

O valor é alto, mas relativo a cerca de 20 processos relacionados aos descumprimentos de regras de atendimento e de qualidade na prestação da telefonia fixa desde 2007. A Vivo até chegou a apresentar recurso contra a decisão da área técnica da agência, mas não adiantou.


Hoje, a telefonia fixa pode nem ser tão relevante assim para os brasileiros. Mas, segundo o presidente da Anatel, Juarez Quadros, as multas são razoáveis e oportunas se considerar sua importância no ano em que as infrações da Vivo foram cometidas.

Em 2007, a densidade da telefonia fixa era 20,7 linhas por 100 habitantes, enquanto a telefonia móvel possuía densidade de 63,6 e a banda larga fixa de 15,7. Já agora, em 2018, a densidade da telefonia fixa está em 19,6 por 100 habitantes e os serviços de telefonia móvel e banda larga fixa apresentam densidades de 113,76 e 41,39, respectivamente.

LEIA TAMBÉM:

Multas podem chegar a R$ 700 milhões


Além dos R$ 370 milhões, outros R$ 30 milhões em processos semelhantes contra a Vivo devem ser pautados nas próximas reuniões do Conselho Diretor da Anatel.

Com isso, as multas podem chegar a R$ 400 milhões, com juros e correção monetária que alcançam cerca de R$ 700 milhões em valores atuais. Entre as infrações, está o não desligamento do telefone do assinante quando solicitado ou o não desbloqueio do telefone do usuário antes inadimplente dentro do prazo regulamentado, além da demora no conserto de orelhões.

As multas julgadas nesta quinta-feira pelo Conselho Diretor da Anatel poderiam ser prescritas no final de abril deste ano. Com a nova decisão, se afasta o risco de prescrição. 

Elas também devem ser retiradas do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Telefônica, que prevê a troca de um total de 2,7 bilhões de multas por investimentos. O TAC da Vivo ainda está em negociação na Anatel, com situação inclusive investigada pelo Ministério Público Federal sobre um suposto favorecimento da agência à Vivo.


8 comentários:

  1. Tomaaaaa Vivo Ladrona...que tem um pessimo serviço e muuuuuiiiiiitttooooo cara...foi pouco a multa.

    ResponderExcluir
  2. Roba tanto que agora terá que devolver um pouco. Se a OI fez coisa errada e está pagando a VIVO tem que pagar também.

    ResponderExcluir
  3. Será que esse multa é paga? Por sempre recorre.

    ResponderExcluir
  4. Sou atendente de telemarketing da VIVO e posso afirmar com toda certeza: a vivo deveria tomar outra multa de 300 milhões de reais, porque ela ROUBA e ROUBA MUUTO com aqueles seevserv de interatividades. Ela chega a roubar R$ 10 de um único cliente e faz de tudo para não devolver os créditos. Eum absurdo!! Ela fatura pelo menos R$ 1 mi por ano. Ela está enriquecendo ilegalmente às custas dos clientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a vivo falou que eu contratei planos de interatividade que consome todo meu crédito sendo que nunca os solicitei.
      Como funciona isso?

      Excluir
  5. Uma coisa é certa. Aqui no RS nas cidades onde a ALGAR TELECOM possui presença, a Vivo fixa está perdendo milhares de clientes corporativos. De maneira discreta, a Algar está levando fibra e telefonia fixa até os subúrbios onde existem pequenas e médias empresas. Está fazendo a festa sem fazer barulho. Se começar a prestar serviços como autorizada para pessoas físicas e adquirir licença nacional para o serviço móvel, aí ninguém segura.

    ResponderExcluir
  6. falou o garoto propaganda bem pago pela algar telecom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem dera. Na verdade eu estou tentando ser cliente mas os pedidos são tantos que a Algar não consegue me atender. Como não gostar de uma empresa que prefere não prestar o serviço do que fazê-lo de forma enganadora? A Algar tem tudo pra cativar os melhores clientes, os mais rentáveis e com grana no bolso. Muitos empresários estão de saco cheio da Vivo e estão migrando pra Algar. O estrago que a Algar causa não é maior por não possuir operação móvel, aí a Vivo perde a liderança aqui no RS. O mesmo aconteceria se a Algar lançar o fixo dela na modalidade voip.

      Excluir