19/04/2024

4G pode chegar ao Brasil no próximo ano

Os serviços móveis de quarta geração começam a chegar ao Brasil no próximo ano. No próximo dia 10 de junho arranca o leilão que atribuirá as licenças para operar a tecnologia e em 2013 as cidades ligadas ao campeonato do mundo de futebol, que acontece no ano seguinte, deverão estar prontas para receber serviços 4G. 

A decisão foi publicada pela Anatel. O órgão estipulou que até abril de 2013 todas as cidades que receberão provas do campeonato das confederações, que antecede o mundial, devem ter cobertura 4G. Até dezembro do mesmo ano a tecnologia deve estar também disponível em todas as sedes e subsedes do campeonato do mundo de futebol. 

Até dezembro de 2014 o 4G continuará a avançar no Brasil chegando a todas as capitais e aos municípios com mais de 500 mil habitantes. No ano seguinte a tecnologia chegará a todas as cidades com mais de 200 mil habitantes e no final de 2016 o serviço deverá estar também disponível em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. A extensão da cobertura torna-se obrigatória no ano seguinte também nas cidades com mais de 30 mil habitantes. 

O Brasil vai leiloar frequências na faixa dos 2,5 gigahertz (GHz) e na faixa dos 450 MHz, para aumentar a cobertura da rede móvel nas zonas rurais do país. Ainda não são conhecidos os preços mínimos dos lotes que serão postos a concurso. 

No leilão 4G vencem as propostas que oferecerem mais dinheiro para garantir o direito de prestar serviços sobre a tecnologia. No leilão dos 450 MHz, que disponibilizará mais cobertura para reforçar a oferta de serviços móveis em zonas rurais vencerão as propostas que propuserem preços mais baratos para o consumidor. 

O 4G acabou de chegar em Portugal por meio da Portugal Telecom e outras operadoras do país. 

A Oi, operadora brasileira onde a Portugal Telecom garante uma participação correspondente a 23% do capital, afirmou no final de março, quando apresentou resultados, que iria esperar até conhecer as condições definidas pela Anatel para decidir se participaria no leilão do 4G.
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários