14/03/2024

Maior cabo submarino do Oceano Atlântico termina de ser instalado

Microsoft e Facebook anunciaram que a instalação do cabo submarino Marea, que liga Espanha e EUA, foi finalizada. 

Na semana passada, a Microsoft e o Facebook anunciaram o término da instalação do cabo submarino Marea, que liga Espanha e EUA. A construção da estrutura foi feita pela Telxius, empresa ligada a Telefônica, e é capaz de transmitir até 160 Tb de dados por segundo, capacidade suficiente para atender a até 71 milhões de vídeos de streamings em HD ao mesmo tempo. Segundo as empresas, a velocidade da internet no cabo é 16 milhões de vezes maior do que a de uma conexão doméstica. 

O cabo é o maior já instalado no Oceano Atlântico com mais de 6 mil quilômetros de extensão. O Marea será o primeiro cabo submarino a ligar os Estados Unidos ao sul da Europa, tendo suas bases nas cidades de Virginia do Norte, nos EUA e Bilbao, na Espanha. Outro dada que chama bastante atenção é o peso total do cabo estimado em 4,65 mil toneladas. A conexão atenderá uma das principais rotas de tráfego de dados do mundo

A Microsoft e o Facebook foram os maiores patrocinadores do projeto, que deve desenvolver os negócios de ambas as empresas, tanto que as duas tem data centers na cidade de Virginia. Em comunicado à imprensa, a Microsoft ressaltou que o Marea é de grande importância para atender o aumento da demanda por internet. 

LEIA TAMBÉM:

Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários